(Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Sócio-diretor da Mináguas Tecnologia Ambiental, Júlio César Pereira, abriu a semana, abordando como anda o cumprimento das legislações sobre o tema (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

O sócio-diretor da Mináguas Tecnologia Ambiental, Júlio César Pereira Reis, foi o convidado da abertura da 40ª Semana da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nesta segunda, 2, no Prédio Engenheiro Itamar Franco, no campus. Reis falou sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde como prática regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A gestão desses materiais, segundo a regulamentação, deve buscar a não geração, a minimização e o reaproveitamento dos resíduos. O objetivo é evitar danos ao meio ambiente e à saúde pública. Na visão do palestrante, de uma forma geral, os estabelecimentos de saúde, como hospitais, no entanto, ainda estão em fase inicial de implantação do gerenciamento.

“Apesar de as legislações existirem há cerca de oito anos, os estabelecimentos não estavam preparados para essa implantação. Hoje a gente ainda observa muitos locais que estão na fase embrionária desse processo. Mas, obrigatoriamente, eles têm que ter o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e enviar os seus resíduos para empresas especializadas para que se chegue ao destino final dos resíduos – que normalmente são altamente patogênicos – de forma segura”, afirmou.

Segundo o convidado, os avanços tecnológicos e as descobertas científicas forçam revisões constantes na legislação, e a conscientização dos trabalhadores da área é fundamental. “Não há outro caminho, sem ser conscientizar esses profissionais para a implantação dessas normas”..

Lançamento de foguete entre atividades extras da Semana
O tradicional evento, organizado pelo Diretório Acadêmico da Engenharia, conta nesta 40ª edição, com 17 palestras, 12 minicursos e oito visitas técnicas. As atividades seguem até sexta-feira, 6, com uma atividade extra no sábado, 7: o lançamento do foguete “Sputnik”, da Equipe Supernova, da Faculdade de Engenharia. A apresentação está marcada para às 8h. Confira a programação completa da Semana da Engenharia na página do Facebook.

Em paralelo, o Ramo Estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) promove nesta terça-feira, 3, o IEEE Day. Como novidade, o evento será aberto para toda a comunidade acadêmica da Universidade e não haverá taxa de inscrição.

Duas palestras e uma mesa-redonda serão realizadas no Anfiteatro II: a primeira sobre o Laboratório de Energia Solar da Faculdade de  Engenharia, e a segunda, sobre Robótica Móvel. Uma mesa-redonda sobre Energias Renováveis e Veículos Elétricos fecha o evento.

Outras informações:
(32) 2102-3400 – Faculdade de Engenharia