Os alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) poderão escolher o nome da atividade cultural realizada mensalmente na área externa do Restaurante Universitário (RU). O evento é organizado pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e tem o objetivo de ser um palco aberto para os alunos da universidade que queiram fazer apresentações e exposições artísticas.

As inscrições para participar do concurso devem ser feitas por meio de um formulário e a entrega das propostas podem ser feitas até o dia 4 de outubro. Podem participar do concurso todos os estudantes de graduação da UFJF nos campi Governador Valadares e Juiz de Fora, que estejam matriculados.

A divulgação do material selecionado para votação acontece dia no dia 6 do mesmo mês. A votação para o nome acontecerá online entre os dias 9 e 13 de outubro.

A coordenadora de movimentos sociais do DCE, Leda Mendonça, avalia que este é um evento muito importante, já que a Universidade tem muitos artistas e esse é um espaço de divulgação das suas produções: “A proposta do evento é dar para essas pessoas que têm um potencial grande, a experiência de poder expor para os alunos que passam pelo RU durante o almoço”. Além disso, ela acredita que é uma possibilidade de entretenimento dentro da rotina acadêmica e que a iniciativa tem tido adesão dos estudantes de variados cursos, o que dá à atividade um caráter diverso.

Na opinião do pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas, é importante que os próprios estudantes escolham a marca do evento. “Um evento feito para os estudantes e por eles, nada mais justo que eles façam a escolha do nome. A participação é fundamental para que essa identidade do evento seja construída pelos nossos estudantes”, afirma.

De acordo com o edital do projeto, os interessados poderão enviar uma palavra ou conjunto de palavras simples ou diagramadas com design específico. O nome vencedor será utilizado em todas as formas de divulgação do evento, como folderes, cartazes e site institucional. Além disso, a marca será de propriedade exclusiva da Proae. Terminadas as inscrições, os arquivos seguem para análise da Comissão Organizadora, e, finalmente, começa a votação online.

Todos os participantes receberão um certificado de participação no concurso. O vencedor ganhará um mês de refeições em tickets do RU ou pode trocar o prêmio pelo valor de R$ 100. O dinheiro foi arrecadado por meio de doações espontâneas, não tendo nenhuma ligação orçamentária com a Universidade ou com a coordenação dos Restaurantes Universitários.

O resultado final do concurso sai em 16 de outubro no site da Proae.