Nelson Beltran enfatizou papel político-social que o professor tem dever de exercer (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Nesta quinta-feira, 28, o professor de Química Nelson Orlando Beltran reuniu-se a discentes e docentes para conversar sobre o papel do professor, principalmente o professor de Química, na educação básica. Beltran atua na educação básica em São Paulo há mais de 35 anos, e tem diversas experiências em sua trajetória profissional, algumas contadas no livro “Histórias de um Professor Feliz”. Além da coletânea de relatos pessoais, Nelson Beltran já participou da organização de livros didáticos de Química utilizados por escolas de todo o país.

O convite foi feito a partir do interesse dos alunos da Licenciatura em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em conhecer o autor de livros com que têm contato. A roda “Conversas com um Professor Feliz” ocorreu no Anfiteatro Christiano Degwert, na Faculdade de Engenharia da UFJF.

“O primordial para ser um bom professor é gostar do ofício. Em seguida, é necessário manter em mente que a sua missão não é somente ensinar o conteúdo, mas, também, ensinar o aluno a pensar criticamente. O professor tem uma função político-social imprescindível. E é um compromisso que deve manter”, defende.

Segundo Beltran, é preciso investir na educação básica, nível que deveria ter maior dedicação dos bons profissionais, pois representa o momento em que o aluno está começa a estabelecer seus princípios e juízos. “Essa formação é fundamental para que ele tenha senso crítico e não aceite tudo já determinado.”

No momento, Beltran trabalha no segundo volume de “Histórias de um Professor Feliz”, com ênfase na tabela periódica. O professor também estará presente na Jornada de História da Ciência e Ensino, que se inicia nesta quinta-feira e se estende até o dia 30 de setembro.

Outras informações: Núcleo de Estudo em História da Ciência