"Além de alertar sobre os riscos vamos informar a população sobre a maneira ideal de descarte”, esclarece Marcelo Silvério.

“Além de alertar sobre os riscos vamos informar a população sobre a maneira ideal de descarte”, esclarece Marcelo Silvério. (Foto: Géssica Laine)

O descarte incorreto de medicamentos pode causar danos ao meio ambiente. “Se jogados no lixo comum, os remédios podem contaminar o solo e, por consequência, mananciais de água”, explica Marcelo Silvério, coordenador da Farmácia Universitária da UFJF. Para alertar sobre este e outros riscos, a Faculdade de Farmácia da UFJF realiza no próximo sábado (30) um dia de conscientização, no Calçadão da Rua Halfeld, de 9h ao meio-dia. Durante toda a manhã, estudantes de Farmácia vão esclarecer a população sobre as consequências do descarte incorreto, por meio de conversas e distribuição de materiais informativos disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Estado de Minas Gerais (CRF-MG).

De acordo com a lei municipal N.º 13.442 de 2016, todas as farmácias, drogarias e farmácias de manipulação da cidade são obrigadas a instalar pontos de coleta, em local de fácil visualização, para recolhimento de medicamentos impróprios para o consumo ou com data de validade vencida. Silvério ressalta a importância de, ao término do tratamento médico, o consumidor descartar as sobras de medicamentos, evitando, assim, a automedicação e o uso de produtos fora do prazo de validade. “Utilizar medicamentos vencidos é totalmente inadequado, após o vencimento não há garantia que o remédio vai exercer seu efeito. Além disso, aumentam as chances de causar algum mal ao usuário”, alerta.

Para fazer o descarte é necessário levar os medicamentos a um ponto de recolhimento especializado. A Farmácia Universitária da UFJF é um ponto fixo para coleta de medicamentos vencidos, impróprios para consumo ou que não são utilizados. Após recolhidos, os medicamentos são captados pela Coordenação de Sustentabilidade da UFJF que faz o descarte seguro do material.

No caminho da sustentabilidade

Caixas de remédio, bulas, cartelas de alumínio e plástico são materiais recicláveis e podem ser destinados para a coleta seletiva, desde que limpos e separados dos medicamentos. A UFJF, por meio da Coordenação de Sustentabilidade, gerencia o contrato de recolhimento e destinação de resíduos químicos e de saúde e, portanto, é responsável pela coleta dos medicamentos descartados na Farmácia Universitária para devida incineração.

“Muitos medicamentos e seus produtos de degradação podem comprometer a qualidade do solo e mesmo da água se descartados de forma incorreta, pois muitas dessas substâncias não são degradadas no processo de tratamento de água”, reforça Rosana Colombara, Coordenadora de Sustentabilidade da UFJF.

Outras Informações: (32) 2102-3156 – Farmácia Universitária