Pela primeira vez em Juiz de Fora, o 14º Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência (Cobep) reúne grupos de pesquisa nacionais e do exterior, promovendo um ambiente de troca de experiências e contato com pesquisadores de destaque na área. O evento acontece nos dias 19 e 22 de novembro, no Grand Victory Hotel.

“O evento congrega a comunidade com a produção mais relevante da área, seja no Brasil ou no mundo”, destaca um dos organizadores do congresso, o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Henrique Braga. “É muito importante para os nossos estudantes participarem e estamos nos esforçando muito para isso — ainda mais sendo a primeira vez do congresso aqui em Juiz de Fora.”

A inscrição pode ser realizada on-line, no site do evento. De acordo com a programação, até o fim de setembro, a taxa segue inalterada, passando por um acréscimo a partir de outubro.

Bom momento para a Engenharia na UFJF
“O congresso vem em um momento muito feliz para a engenharia na UFJF, especialmente para o Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, que subiu de conceito na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, frisa Braga. Vinculados ao programa, existem grupos voltados para o estudo da área de foco do congresso: o Núcleo de Pesquisa em Automação e Eletrônica de Potência (NAEp), o Núcleo de Pesquisa em Sistemas Elétricos de Potência (Nupesp) e o Núcleo de Iluminação Moderna (Nimo).

Braga reflete sobre a importância de trazer o evento, com participação nacional e internacional, para Juiz de Fora. “É, também, um reflexo do impacto do trabalho que é realizado na UFJF e região.”

Destaque para programação
O professor e organizador também ressalta a presença de palestrantes com pesquisas expressivas na área de Eletrônica de Potência, como os professores Amir Yazdani, da Universidade Ryerson, Canadá; Josep Gerrero, da Universidade Aalborg, Dinarmaca; e Humberto Pinheiro, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A programação completa está disponível on-line.

Outras informações:

14º Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência (Cobep)

Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica