No ano passado, a ponte da equipe vencedora conseguiu suportar 9,850kg (Foto: Luiz Carlos Lima)

O Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Civil (PET Civil) promove nesta quarta-feira, 27, o Concurso de Pontes de Papel. Realizado anualmente, o concurso está na sua 13º edição e desafia as equipes de alunos participantes a projetarem pontes, com um vão de, no mínimo 65 cm, usando apenas papel cartão e cola. Onze equipes estão inscritas.

Será testada a capacidade de carga das pontes, provocando a ruptura das estruturas. O evento ocorre às 14h no Anfiteatro 2 do prédio Itamar Franco na Faculdade de Engenharia. Serão avaliados três quesitos: eficiência estrutural (relação entre a capacidade de carga e o peso da ponte); exatidão do projeto e estética. Geralmente, a ponte que apresenta boa eficiência estrutural e exatidão consegue aguentar 10 kg de peso. A equipe vencedora do ano passado, a Palace II, suportou 9,850kg.

Segundo a estudante Tainá Faria, este ano o PET Civil resolveu realizar o concurso de pontes antes da Semana da Engenharia, que acontece de 2 a 6 de outubro, permitindo aos alunos participarem de mais eventos. Na programação da Semana, outra competição também ganha atenção do público: o sumô de robôs. Haverá, ainda, palestras, oficinas, minicursos e visitas guiadas.

Outras informações: http://www.ufjf.br/petcivil/