A ‘Importância das coleções biológicas como fonte de dados para pesquisas clássicas em taxonomia e abordagens contemporâneas’ foi tema de palestra realizada nesta sexta-feira, dia 22, no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A atividade, sob coordenação da professora do Departamento de Zoologia e pesquisadora do Museu de Malacologia da UFJF, Sthefane D’Ávila, integra a Primavera dos Museus, programação especial desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em todo o país, até 24 de setembro.

Na palestra, a professora destacou a importância do acervo de mais de 100 mil conchas do Museu de Malacologia da UFJF. Malacologia é o ramo da biologia que estuda os moluscos, animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres. Os estudos malacológicos incluem a taxonomia, a fisiologia e a ecologia destes animais.  A taxonomia ocupa-se da definição dos grupos de organismos biológicos, com base em características comuns e atribui nomes a eles.

“As coleções biológicas apresentam grande importância para o conhecimento da biodiversidade, não apenas pelo fato de o acervo representar um registro material e documental da fauna, flora e microorganismos, mas pelo fato de a preservação ex situ de espécimes (manutenção das espécies fora de seu habitat natural) constituir uma fonte de conhecimento, disponível muito tempo após a coleta de material, através do avanço da tecnologia, que permite extrair informações, que não eram acessíveis através das metodologias do passado”, enfatizou Sthefane.

Outras informações: sthefanedavila@hotmail.com