O projeto Encontros Formativos, desenvolvido pelo Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (NEC/UFJF),  realiza, na próxima quinta-feira, dia 21, das 19h às 22h, a oficina “Relações de gênero e pedagogias culturais”.  A atividade é gratuita e tem como público-alvo estudantes de licenciaturas e profissionais da educação de Juiz de Fora e região. A inscrição pode ser feita via formulário online.

O objetivo dos Encontros Formativos é possibilitar a troca de saberes e práticas entre a UFJF e as escolas, por meio de oficinas com temáticas diversas, oferecidas mensalmente. Essas atividades devem  contribuir com a qualificação das ações de docentes, especialmente da Educação Básica, diante das complexas e variadas questões contemporâneas.  Nesta edição que irá abordar as relações de gênero, o professor responsável pela atividade será Roney Polato.

“É de extrema relevância para a formação de docentes da Educação Básica ações como esta oficina, tendo em vista a forte presença das pedagogias culturais em nosso cotidiano, educando para construir nossas compreensões sobre gênero, sexualidade, raça-etnia, entre outros. Além disso, os artefatos culturais (revistas, músicas, filmes, desenhos animados, propagandas, novelas, jogos eletrônicos, sites e redes sociais, livros, obras de arte, etc.) podem fazer parte da educação escolar, de modo que professoras e professores os tomem como materiais para análise e discussão junto às/aos estudantes”, ressalta Polato.

O professor avalia que é cada vez mais importante a discussão sobre as relações de gênero nas escolas. “Estamos falando da possibilidade de que as pessoas possam viver plena e dignamente, construindo uma cultura de problematização das diferenças e combate a todas as formas de desigualdades e violências. Nesse sentido, a Universidade assume o compromisso de atuar no fomento ao debate e na formação de professoras e professores para as relações de gênero na educação básica.”

A oficina ‘Relações de gênero e pedagogias culturais’ será realizada nesta quinta-feira, dia 21, das 19h às 22h, na sede do Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia, na Faculdade de Educação da UFJF.

Outras informações: (32) 2102-3666 Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia ou secretarianec@gmail.com ou “Encontros Formativos: relações de gênero e pedagogias culturais”

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.