Professora Letícia Zambrano representa a UFJF no Conselho Municipal de Habitação (Foto: Twin Alvarenga)

Professora Letícia Zambrano representa a UFJF no Conselho Municipal de Habitação (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Letícia Maria de Araújo Zambrano, participará de audiência pública na Câmara Municipal. O tema é a ameaça de remoção de famílias que vivem na área da construção da BR-440, conhecida como Via São Pedro. O debate está marcado para quinta-feira, 21, a partir de 15h, no Plenário da Câmara.

O assunto foi levado para a plenária do Conselho Municipal de Habitação, presidido pela professora Letícia Zambrano. A proposta do Conselho é que a via não seja uma rodovia federal, mas municipal, para evitar as remoções. “Defendemos um acordo entre todos os envolvidos. Queremos que não seja uma BR e, sim, uma via municipal. Nesse caso, seriam necessárias somente quatro pistas – duas em um sentido e duas em outro. Não seria preciso remover as pessoas da área”, afirma Letícia.

Segundo a professora, pelo menos 107 famílias receberam cartas com o aviso sobre a necessidade de remoção. Propostas de indenização, com diferentes valores foram feitas, porém, ainda há muitas dúvidas. “As famílias não sabem se com esses valores conseguiriam comprar uma nova casa. Além disso, há histórias de pessoas que moram no local há cerca de 50 anos. Isso tudo é sem necessidade, porque o interesse público é de uma via local e não de uma BR”, ressalta, acrescentando que há casos de lotes com diferentes famílias, em que nem todas receberam a carta de indenização.

As obras da BR-440 encontram-se paradas. De acordo com a professora Letícia Zambrano, os possíveis impactos ambientais da obra teriam levado à judicialização da questão. “Poderia haver embargos ambientais por causa da proximidade com a Represa de São Pedro, do aumento de fluxo de veículos para a BR-040, da divisão do bairro São Pedro em dois trechos, por conta dessa grande via, com passarelas e viadutos. É um impacto muito grande. Em 2016, a Justiça indicou que a empresa responsável pela construção fizesse um estudo de impactos ambientais antes de retomar as obras”, destaca.

Projeto de extensão da UFJF apoia famílias

O projeto de extensão “Assessoria técnica em Arquitetura e Urbanismo e mediação aos moradores em situação de remoção na beira da Via São Pedro” da UFJF trabalha junto às famílias afetadas pela construção da rodovia. A iniciativa coordenada por Letícia Zambrano envolve as faculdades de Arquitetura e Urbanismo e Direito, e conta com a participação dos professores Fabrício Fontenelle e Fernando Guilhon. Além disso, a temática também tem sido foco de conteúdo para a disciplina Projetos de Arquitetura e Urbanismo V, em que os alunos desenvolvem projetos de apoio aos moradores da Via São Pedro.

Outras informações: (32) 2101-3428 – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.