mestrado química

Jordana Dias dos Santos com a banca examinadora após a defesa da dissertação, no dia 14 de agosto, na UFJF (foto: arquivo pessoal)

Com o intuito de analisar a morfologia e a estrutura química da fibra capilar antes e após tratamentos químicos e físicos, a mestranda Jordana Dias dos Santos desenvolveu a sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Química, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisadora constatou que “os tratamentos utilizados modificam a estrutura conformacional do cabelo e que a soma dessas intervenções é extremamente prejudicial, alterando química e fisicamente a fibra capilar.”

Para a realização da pesquisa, a acadêmica utilizou fios de cabelo humano branco de duas etnias, caucasiano e afro. Ambos receberam tratamentos térmico, descolorante e relaxamento. “É importante lembrar que esses tipos de tratamento são dos mais comuns em salões de beleza, e usados por inúmeras pessoas”, ressalta.

Todos os fios foram analisados por espectroscopia Raman, espectroscopia no infravermelho e microscopia eletrônica de varredura, antes e após o uso dos procedimentos citados. Segundo a mestranda, depois das intervenções, foi possível observar que várias ligações químicas importantes foram modificadas, assim como as estruturas secundárias de proteínas sofreram alterações em suas conformações. “A ação exagerada de calor gerou uma taxa superior de modificações nas intensidades de bandas espectrais, quando comparada aos outros tratamentos, e a ação de vários tratamentos em um mesmo fio causou alterações estruturais ainda mais acentuadas”.

A pesquisadora destaca que, através da análise microscópica eletrônica, foi possível observar que cada tratamento causou um padrão de deformação morfológica diferente na superfície capilar. “O térmico apresentou modificações longitudinais, como se as camadas de cutículas estivessem sido removidas ou quebradas; a descoloração provocou o surgimento de filamentos na superfície do fio de cabelo, juntamente com a diminuição da definição cuticular; o de relaxamento causou o descolamento de cutículas em algumas áreas e pequenas ondulações na extensão da fibra, já o tratamento total ocasionou a deformação das cutículas gerando contornos irregulares, rompimento de cutículas com exposição ao córtex.”

O professor orientador da pesquisa, Luiz Fernando Cappa de Oliveira, destaca o laboratório do Núcleo de Espectroscopia e Estrutura Molecular do Departamento de Química da UFJF que, com sua infraestrutura instrumental, permite o desenvolvimento de pesquisas como a de Jordana dos Santos, que perpassa por interesses que vão além do meio acadêmico. “Acreditamos que trabalhos como esse aproximam a academia dos interesses do público em geral, pois trazemos respostas a problemas do cotidiano das pessoas.”

Contatos:
Jordana Dias dos Santos (Mestranda)
jordanads@hotmail.com

Luiz Fernando Cappa de Oliveira (Orientador – UFJF)
luiz.oliveira@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Luiz Fernando Cappa de Oliveira (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Antônio Carlos Sant’Ana (UFJF)
Prof. Dr. Cláudio Luis Donnici (UFMG)

Outras informações : (32) 2102-3309 – Programa de Pós-Graduação em Química

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.