Bárbara Daibert: “Renovamos acordos, encontramos novos parceiros e traçamos planos" (Foto: Divulgação)

Bárbara Daibert: “Renovamos acordos, encontramos novos parceiros e traçamos planos” (Foto: Divulgação)

Renovar acordos e parcerias com universidades de todo o mundo, além de divulgar a instituição como espaço e destino para intercambistas. Estes são alguns dos objetivos alcançados até o momento pela diretora da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Bárbara Daibert, que participa do Encontro Internacional de Universidades do Mundo, promovido European Association for International Education (EAIE). O evento, em sua 29ª edição, começou no último dia 12 e termina na sexta-feira, 15, em Sevilha (Espanha) e traz o tema “Mosaico de Culturas”, discutido no Centro de Conferências e Exposições de Sevilha (Fibes).

A diretora da DRI informa que, nesses três dias do encontro, percebeu a repercussão positiva do Global July, o que indica uma adesão de novas universidades estrangeiras para o próximo ano. Bárbara ressalta, também, que a UFJF fechou, pela primeira vez, acordos com três universidades chinesas e uma sul-africana. Ela avalia a participação da UFJF em encontros internacionais como “essencial para manter as parcerias ativas, renegociar acordos antigos ou inativos, além de promover a divulgação eficiente da Universidade, em seus cursos de graduação, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação no exterior.”

Bárbara informa que a DRI conseguiu expandir um acordo com as Ilhas Baleares e que há grande possibilidade de enviarem um professor da área de Serviço Social para participar da próxima edição do Global July e estar em contato com o curso de Serviço Social da UFJF. “Renovamos acordos, encontramos novos parceiros e traçamos planos para que esses acordos funcionem, não apenas para enviar e receber alunos, mas também professores, no intuito de criar redes e grupos de pesquisa.”

Com relação à Polônia e à Hungria, a Universidade será cadastrada em março do próximo ano no European Region Action Scheme for the Mobility of University Students (Esquema de Ação Regional Europeia para a Mobilidade de Estudantes Universitários – Erasmus), com “o intuito de que nossos alunos e pesquisadores possam aplicar suas bolsas de mobilidade”.

“Aproveitamos ao máximo nossa participação para divulgar o Global July de 2018 e atrair estudantes para a nossa Universidade. Dessa forma, temos a oportunidade e o compromisso de mantermos contato com nossas universidades parceiras, buscando abertura de vagas para nossos alunos no exterior, além de uma oportunidade ímpar de internacionalização. Neste encontro foi possível iniciar acordos com dois novos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com os quais ainda não tínhamos contato com nenhuma universidade.” O próximo Encontro Internacional de Universidades acontecerá em Genebra (Suíça).

European Association for International Education (Eaie)

Fundada em 1989, a Eaie é um centro de conhecimento, networking (redes de contato) e recursos na internacionalização do ensino superior. É uma organização sem fins lucrativos, liderada por membros diretamente envolvidos na internacionalização de suas instituições, por meio de uma combinação de treinamento, conferências, aquisição e compartilhamento de conhecimento. A associação habilita profissionais, acadêmicos ou não, com práticas e soluções viáveis para os desafios apresentados pela internacionalização, além de fornecer uma plataforma para trocas estratégicas. A Eaie se associa com as principais organizações e instituições ao promover o ensino superior internacional, seja na Europa ou no restante do mundo.

Outras informações: (32) 2102-3389 (Diretoria de Relações Internacionais – DRI)