horta compartilhada do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (Foto: Twin Alvarenga)

O professor Leonardo Carneiro coordena o projeto (Foto: Twin Alvarenga)

Resgatar os saberes tradicionais e estimular a prática da agricultura orgânica são alguns dos objetivos da criação da primeira horta compartilhada do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A ideia foi concebida no Núcleo de Agroecologia Ewè, do Laboratório Kizomba Namata, sob coordenação do professor do curso de Geografia, Leonardo Carneiro.

No núcleo, acontecem atividades de extensão como intercâmbios agroecológicos em comunidades quilombolas e de agricultores familiares, “cuja soberania alimentar é admirável”, diz Carneiro. “Eles plantam mais variedades de alimentos do que compram em mercados. Além dessa soberania, a segurança alimentar que têm é muito maior, já que são alimentos estritamente orgânicos.”

A partir das experiências proporcionadas pelo núcleo, os integrantes pensaram ser necessário um espaço próprio no ICH. Por meio de mutirão realizado no último dia 26, envolvendo alunos de diferentes cursos e parcerias externas, deu-se início à construção do “Espaço Ewè”, com intuito de mobilizar tanto estudantes, quanto professores, técnico-administrativos em Educação (TAEs) e terceirizados para construírem um espaço integrativo e solidário.

O estudante de Ciências Sociais e um dos integrantes do núcleo, Gabriel Novaes, vê a iniciativa como um cartão-postal para os trabalhos do grupo de agroecologia. “A horta é um modelo inicial de experiência e intervenção. É uma maneira de termos contato com o cultivo da terra na Universidade e de praticarmos agroecologia. Acima de tudo, é um espaço compartilhado, onde qualquer pessoa pode ajudar na manutenção e também colher os alimentos.”

Carneiro ressalta que o principal, por enquanto, é saber como a horta vai se desenvolver. “Dependendo dos resultados dessa intervenção, poderemos pensar em outras. Mas, antes, precisamos compreender muito bem o significado dessa experiência.”

Outras informações: (32) 2102-3108 (Departamento de Geografia)