(Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Oportunidade do vestibular seriado e qualidade do ensino da UFJF atraem estudantes (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Terminou nesta segunda-feira, 11, o prazo para a solicitação da isenção da taxa de inscrição no Processo de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A oportunidade, que amplia as possibilidades de acesso ao ensino superior, é apontada como um diferencial pelos pais e estudantes que movimentaram o campus desde às 8h, quando começou o atendimento.

Puderam solicitar a isenção estudantes com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário per capita e cursaram o ensino médio integralmente em escolas da rede pública ou que tenham recebido bolsa integral em escolas da rede privada. De acordo com o edital, o resultado dos pedidos de isenção será divulgado no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), no dia 26 de setembro.

O coordenador da Central de Atendimento da UFJF, Helder Dalamura, atribui a ampla movimentação à procura por um ensino superior de qualidade e gratuito. “Todos querem ter a possibilidade de estudar em uma universidade que é reconhecidamente uma das melhores do país”, diz.

Marcelo Reis, pai da estudante Sara de Souza Reis, lembrou dos avanços conquistados ao longo da história da UFJF. “É importante porque principalmente na nossa época a gente não teve tanta oportunidade de prestar vestibular e participar do Pism, um processo que você pode fazer em etapas”. Sara vai fazer o Pism I e pretende cursar Psicologia.

Luciana Aparecida Reis, também está no primeiro ano e quer fazer Economia. Para ela, a maneira que o processo acontece é satisfatória. “É difícil guardar o conteúdo dos três anos de uma vez só, é melhor cada ano ter uma prova.”

Para os estudantes que estão na reta final, a preparação é mais intensa. Paola Bernardino da Silva vai para o seu terceiro ano de prova e optou pela Faculdade de Nutrição. “Estou bem nervosa e ansiosa, mas acho que vai dar tudo certo. Eu estudo em casa, fico de 13h às 18h, tomo café e depois vou estudar de novo”. Ela conta que a mãe sempre a acompanha nas provas.

Simone Martins veio acompanhando o filho, que está em seu primeiro ano. Ela conta que o incentiva muito a fazer um curso superior. “A faculdade dá uma estabilidade e é um diferencial, abre mais portas”.

Ao todo, o Módulo III do Pism oferece 2.323 vagas para ingresso em 72 cursos em 2018. Os interessados têm até o dia 29 de setembro, às 19h, para fazer a inscrição, exclusivamente on-line, no site da Copese.

As provas para os três módulos serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro, das 13h às 17h30.