Estimular o compartilhamento, a compreensão e a problematização do mundo natural e social a partir dos conhecimentos químicos escolares são alguns dos objetivos do II QuiEncontro – Conversas sobre o Ensino de Química na Educação Básica. O evento é destinado aos professores de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e demais profissionais da educação e interessados no tema.
O encontro será realizado nos dias 20 e 21 de outubro, com atividades na Faculdade de Educação e no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como forma de divulgação deste espaço para professores da educação básica. As inscrições devem ser feitas pelo Siga até o dia 1º de outubro – caso o interessado não submeta trabalho – e têm o valor de R$ 30 para os profissionais da educação e de R$ 10 para estudantes do ensino médio. Confira a programação do evento.
Para a professora de Química e uma das organizadoras do evento, Marcela Meirelles, o encontro é um convite à troca de experiências e a atenuar certos receios acerca do ponto-chave do encontro: a reformulação do ensino médio. “Esta reforma representa um tema muito caro e delicado para nós, por isso traremos convidados com o conhecimento e a prática necessários para nos ajudar a elucidar as dúvidas.”
Entre os convidados das mesas, estão o superintendente Regional de Ensino, Wladimir Tadeu Silveira Coelho, que abordará os impactos da reforma do ensino médio no estado de Minas Gerais; e Aretha Fontes Alves, professora da rede estadual de Juiz de Fora que apresenta projeto de ensino médio integrado, numa proposta que se assemelha à da reforma do governo federal.
Outras informações: (32) 2102-3310 (Departamento de Química)