“Os impactos das medidas governamentais para a Universidade e a carreira docente”  é o tema da mesa-redonda que acontecerá na próxima terça-feira, dia 12, no Anfiteatro de Estudos Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), às 17h. Organizado pela Associação de Docentes de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes-JF), o evento contará com a participação do reitor da UFJF, Marcus David, e do diretor do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Amauri Fragoso.

Segundo a assessoria da Apes-JF, o diálogo entre os dois representantes apresentará as consequências que as medidas adotadas pelo atual governo têm para as instituições de ensino superior públicas. “Os atuais cortes e bloqueios orçamentários têm impacto imediato no cotidiano da comunidade acadêmica, e nos projetos de longo prazo. Há uma interferência na produção de pesquisas, na qualidade do ensino e na extensão dos mesmos à sociedade.”

A Apes-JF ressalta que a mesa-redonda é uma reunião de forças entre a instituição e seu corpo docente, para assegurar que o papel dela seja cumprido. “As medidas governamentais prejudicam que o papel da Universidade, de ser um espaço público, seja cumprido em sua integralidade. As instituições vinham em uma política de expansão, se abrindo mais para o público externo, e com os cortes, iniciou-se um retrocesso. É necessária uma pressão popular para que as universidades possam retomar seu crescimento.”

A mesa será aberta à comunidade interna e externa. No dia seguinte, quarta-feira, 13, a mesa-redonda acontecerá no  IF Sudeste MG, no auditório do Centro Administrativo, tendo também a participação do pró-reitor de Administração do instituto, Fabrício Tavares de Faria.

Outras informações: (32) 3215 1286 (Apes-JF)