Projeto "Pés de Valsa" ministra aulas de dança e promove sociabilidade entre diversos público (Foto: Iago de Medeiros)

Projeto “Pés de Valsa” ministra aulas de dança e promove sociabilidade entre diversos públicos (Foto: Iago de Medeiros)

Oferecer um espaço de vivências e de troca de experiências corporais por meio do universo das danças de salão é um dos objetivos do projeto de extensão “Pés de Valsa: danças de salão UFJF”. O projeto, coordenado pelo professor do Departamento de Ginástica e Arte Corporal da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF), Neil Franco, atende a comunidade interna e externa.

A iniciativa pretende oferecer dança de salão para quem se interessar, independente de conhecimentos anteriores. O projeto se divide em três grupos: iniciante; intermediário; e “Grupo Pés de Valsa”, dos quais participam cerca de 20 pessoas em cada modalidade, com faixa etária entre 20 e 60 anos.

No nível iniciante, os alunos têm aulas de fundamentos básicos de dança de salão (bolero, forró e samba); já o grupo intermediário trabalha com aulas de dança de salão com nível de dificuldade médio (bolero, samba, forró, soltinho, tango e outros); o terceiro, por sua vez, oferece a dança em nível mais avançado, já que se trata de um grupo de dança voltado para apresentações coreográficas e divulgação da arte da dança.

Segundo o coordenador, além dos processos de socialização que a dança de salão desenvolve em quem pratica, o projeto é um espaço de aprendizagem, troca de experiências corporais e vivência da dança como processo artístico, uma vez que o grupo trabalha com produções coreográficas e apresentações em espaços variados, no campus e na cidade. “Torna-se, também, um espaço de formação inicial e continuada entre graduandos e profissionais das áreas de Educação Física e Dança, além de estabelecer (a dança) a relação entre os diferente públicos”, acrescenta.

As aulas do nível intermediário e do Grupo de Dança acontecem às terças-feiras, a partir das 19h. Já as aulas do grupo iniciante acontecem todas as quintas, às 18h. Todas as atividades se desenvolvem nas instalações da Faefid. As vagas para o grupo iniciante estão todas preenchidas.

O analista de sistemas Leandro Pereira é um dos integrantes do Grupo. Para ele, a dança, “além de ser uma atividade física muito saudável, é extremamente prazerosa, socializadora, uma excelente forma de descontrair e fugir do estresse do dia a dia”.

Outras informações: neilfranco010@hotmail.com