(Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Homenagem é uma forma de reconhecimento pelo apoio da UFJF às atividades dos bombeiros na preservação da vida, do patrimônio e do meio ambiente (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus David, recebeu, nesta sexta, o diploma de Colaborador Benemérito do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). A solenidade aconteceu na sede do 4º Batalhão, como parte das comemorações pelos 106 anos da corporação, completados nesta quinta, 31 de agosto. A homenagem é uma forma de reconhecimento pelo apoio às atividades dos bombeiros na preservação da vida, do patrimônio e do meio ambiente.

A UFJF atua em parceria com o Corpo de Bombeiros oferecendo cursos, além de atividades práticas e teóricas, no intuito de disponibilizar, em forma de capacitação, resultados de estudos e pesquisas desenvolvidos na instituição e que podem ser agregadas aos trabalhos preventivos promovidos pelos Bombeiros. No último ano, a Universidade desenvolveu uma etapa do projeto “Mapeamento e monitoramento de susceptibilidade a riscos físicos-ambientais”, na área do 4º Batalhão, envolvendo professores e estudantes na catalogação de áreas vulneráveis a desmoronamentos em 144 municípios mineiros.

De acordo com o reitor, “a Universidade tem também esse importante papel de estar próxima a todas as instituições do Estado, cooperando para a melhoria da qualidade de vida da população”. O diploma foi entregue pelo comandante dos Bombeiros em Juiz de Fora, tenente-coronel Emerson Ramalho dos Santos, que destacou a importância da parceria com a UFJF. “É uma grande honra podermos contar com a Universidade. Essa parceria existe desde que criamos a PA Sul (Pelotão situado no Pórtico Sul da UFJF), quando nos aproximamos ainda mais. O desenvolvimento conjunto de um trabalho preventivo em áreas de risco melhora a prestação de serviço dos bombeiros, já que toda a experiência da Faculdade de Engenharia agrega muito nesse sentido, sendo primordial para desempenharmos um papel de mantenedores da vida”.

Além das condecorações de “Colaborador Benemérito”, a corporação também homenageou o professor da Faculdade de Engenharia, Cézar Henrique Barra Rocha com o título “Amigo do Batalhão”, pela parceria no projeto de extensão Núcleo de Análise Geo Ambiental (Nagea), que desenvolve trabalho de análise ambiental interdisciplinar, visando à sustentabilidade.

Outras seis personalidades foram homenageadas como colaboradores beneméritos, como membros da Justiça, políticos e a ex-reitora da UFJF, Margarida Salomão.