trote solidário estudantes de História (Foto: Divulgação)

Os estudantes realizam a entrega na última terça-feira (Foto: Divulgação)

Em uma tarde de gratidão e brincadeiras, os alunos que participaram do trote solidário,  promovido pelo Centro Acadêmico de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foram recebidos no Instituto Profissional Dom Orione. Os estudantes arrecadaram  materiais escolares e brinquedos, que foram distribuídos na última quarta-feira, dia 30, quando cerca de 15 voluntários estiveram presentes na sede do instituto, em uma tarde que também contou com brincadeiras como futebol e bolinha de gude.

Igor Portela, um dos membros do Centro Acadêmico, afirma que logo ao chegarem à sede do instituto “as crianças gritaram bem-vindos, bem-vindos”. Na memória, os atendidos pelo Dom Orione tinham a arrecadação realizada pelo mesmo Centro no primeiro semestre, superada em números nesta edição, segundo os organizadores. O trote solidário é uma maneira de receber os calouros no curso de História da UFJF e, nesta visita, cerca de dez estiveram presentes.

“Eles gostam muito da gente. Pediram para voltarmos em encontros depois da primeira vez”, ressalta Portela. Foram arrecadados materiais escolares, como mochilas, estojos, tesouras, e lápis de cor, alguns que causaram grande surpresa e alegria às crianças. Além destes, também foram recolhidos pipas e bolinhas de gude, que serviram para as brincadeiras na tarde de terça-feira.

O membro do Centro Acadêmico afirma que a intenção é realizar novas iniciativas como esta, após a boa recepção: “Nossa Centro Acadêmico pretende voltar mais vezes, além de uma por semestre. Eu quero muito fazer um projeto fixo lá.” O principal objetivo da iniciativa é o de amparar os que se encontram em vulnerabilidade social, foco do Instituto Profissional Dom Orione.

O Instituto

Localizado no Bairro Dom Bosco, o Instituto Profissional Dom Orione é uma organização beneficente que atende a cerca de 50 crianças e adolescentes, entre 7 e 15 anos, com o objetivo de prestar assistência a estas por meio de atividades educativas, esportivas e culturais.