Projeto Corrida e Caminhada (Foto: Divulgação)

Atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h  (Foto: Divulgação)

Um projeto de treinamentos sistematizados de corrida e caminhada é desenvolvido diariamente na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) voltado para os técnico-administrativos em educação (TAEs) e professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Desenvolvido pela Faefid e pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), é coordenado pelos professores Marcos Vinicius da Silva e José Augusto Rodrigues Pereira

Para ingressar no projeto é necessário que os interessados procurem os coordenadores no horário das atividades (de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h) e preencham um cadastro. Em seguida, serão encaminhados para o Subsistema Integrado de Atenção à saúde do Servidor (SIASS) para a realização de avaliação médica. As atividades são realizadas na Faefid. Os treinamentos são divididos em duas partes: às segundas, quartas e sextas-feiras os exercícios de corrida e caminhada são praticados na pista de atletismo, enquanto às terças e quintas-feiras os participantes realizam trabalhos de fortalecimento muscular na sala de musculação da faculdade.

Segundo o coordenador José Augusto Rodrigues Pereira, o projeto já existe há um ano e meio e “tem a importante função de atuar contra a atual dinâmica social, que distancia cada vez mais as pessoas de práticas esportivas saudáveis, aumentando, assim, o sedentarismo e, consequentemente, o número de doenças crônicas degenerativas, debilidade física e transtornos psicossociais”.

Com a prática da modalidade o servidor poderá se beneficiar das adaptações psicofisiológicas positivas advindas da prática, tais como: aprimoramento da capacidade física e saúde; melhora da autoestima; integração social; melhora da aparência física; diminuição da ansiedade; melhora do humor; e redução do estresse.

Outras informações: (32) 2102-3281 (Faefid-UFJF)