mestrado matemática

Gabriel Moreno Ferreira de Souza (o segundo da direita para a esquerda) com a banca examinadora, após a defesa da dissertação na UFJF (foto: arquivo pessoal)

Visualizar mentalmente imagens geométricas pode não ser uma tarefa fácil. Foi pensando nisso que o mestrando Gabriel Moreno Ferreira de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Matemática, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desenvolveu novas interfaces dentro de um software que ilustra definições de geometria. O processo foi retratado na dissertação “Uso do GeoGebra 3D no Ensino de Geometria Espacial”. A defesa foi realizada no começo deste mês, no campus Juiz de Fora.

O trabalho foi desenvolvido entre estudantes do curso de Licenciatura em  Matemática a distância da UFJF, dentro da disciplina “Matemática Básica II”. O programa GeoGebra 3D é uma multiplataforma livre de Geometria Dinâmica, que combina conceitos de Geometria e Álgebra numa única interface gráfica. O software já era utilizado no curso, mas foi detectada a necessidade de criar novas janelas de interação. “Essa demanda surgiu das minhas conversas com o orientador; ele sinalizou essa lacuna no aprendizado: a dificuldade de visualização das figuras geométricas, principalmente tridimensionais. E, como a gente tem esse software aberto, desenvolvemos para facilitar o aprendizado dos alunos. A nossa ideia era gerar essas imagens dentro do computador para facilitar a visualização”, afirma Gabriel Moreno.

Segundo o professor orientador da pesquisa, Luís Fernando Crocco Afonso, o programa utilizado vem sendo cada vez mais ampliado. “O Geogebra, há algum tempo, está se expandindo em outras áreas e lançou uma ferramenta de Geometria Espacial. Algo um pouco difícil de entender no papel, mas com o software você pode ver essas definições com um pouco mais de facilidade”, avalia.

Foram criados 25 novos applets com imagens geométricas dentro do software GeoGebra 3D. Os applets são novas guias interativas, como explica o mestrando: “São aplicações, interações. A palavra vem de aplicativo. Os applets são desenvolvidos em softwares, são bem intuitivos. A partir da própria aplicação, vai-se orientando o uso da ferramenta”, explica Gabriel Moreno.

A dissertação de mestrado conta com a parte descritiva e também com os links online desses applets, para acesso ou para download, através do GeoGebra Tube, um espaço online para a publicação desse material. “Espera-se, com isso, facilitar a visualização de alguns conceitos fundamentais da Geometria Espacial, favorecendo a autonomia do processo de aprendizagem, tornando-o mais interessante e estimulador”, ressalta Moreno. O mestrando conta, ainda, que já vem utilizando os novos applets em seu trabalho como professor em escolas particulares de Juiz de Fora.

Contatos:
Gabriel Moreno Ferreira de Souza (mestrando)
gabriel.matematica@gmail.com

Luís Fernando Crocco Afonso (orientador – UFJF)
luis.crocco@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Luís Fernando Crocco Afonso (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Rogério Casagrande (UFJF)
Prof. Dr. Francinildo Nobre Ferreira (UFSJ)

Outras informações: (32) 2102-3328 – Programa de Pós-Graduação em Matemática