Foi realizada na noite dessa terça, dia 22, a cerimônia de abertura do III Encontro de Engenharias, que celebrou a importância da formação de engenheiros para Juiz de Fora. O evento é uma parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Faculdade de Engenharia, e as diversas instituições de ensino superior da cidade que contam com cursos de engenharia.

Participando da solenidade de abertura, o reitor da UFJF, Marcus David, falou da satisfação da Universidade em realizar o trabalho em parceria com outras instituições de ensino, no esforço de tornar Juiz de Fora cada vez mais um polo de ensino superior no país. Ele destacou o papel de desenvolvimento econômico que a universidade brasileira deve ter diante da sociedade, na distribuição de tecnologia, na ciência e na inovação, em busca de competitividade para empresas.

“A UFJF tem se esforçado muito para isso e um dos principais eixos é a Faculdade de Engenharia que é uma importante parceira da Diretoria de Inovação, na discussão do nosso marco interno da inovação, nas questões que envolvem a implantação do Parque Tecnológico e tantas outras questões. Por isso, a Universidade tem que dar apoio e reconhecer a importância de um evento como esse, que faz a interface entre a educação e o setor produtivo, contribuindo para gerar o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, completou Marcus David.

Já  o diretor da Faculdade de Engenharia, Hélio Antônio da Silva, fez um histórico sobre a engenharia no Brasil e em Juiz de Fora, destacando a atual importância da faculdade que dirige. “Hoje oferecemos dez cursos de graduação, quatro de mestrado e dois doutorados. Há 51 laboratórios, 132 professores e 70 técnico-administrativos. A engenharia no Brasil não passa por uma fase boa, mas já passamos por várias crises e temos esperança de, com a cooperação de todos, também passar por esse momento.”

O secretário de Atividades Urbanas da Prefeitura de Juiz de Fora, o engenheiro civil Eduardo Pompeiano Facio, representando o prefeito Bruno Siqueira, ressaltou a importância do evento e a evolução da engenharia na cidade. “Quando me formei há 20 anos, só havia os cursos de Engenharia Civil, Elétrica e Arquitetura da UFJF em Juiz de Fora. Nessas duas décadas, aconteceu esse crescimento e surgiram todas essas engenharias que participam hoje desse evento que foca no conhecimento e na intenção positiva de ver a engenharia crescer ainda mais na cidade.”

O III Encontro de Engenharias reúne, até quinta-feira, 24, estudantes de todas as faculdades de engenharia da cidade, além de professores, pesquisadores, profissionais liberais e empresários da área. Todas as atividades serão realizadas  no Centro de Ciências da UFJF.

Confira a programação completa do III Encontro das Engenharias