Neste domingo, 20, das 9h às 13h, a Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai receber diversas atividades de recreação no retorno do Domingo no Campus. Nesta edição, será comemorado o Dia da Infância e a programação apresenta muitas surpresas para as crianças.
As novidades ficam por conta do festival de pipoca, pula-pula e oficina de origami. O DJ Pedro Paiva, do coletivo Vinil é Arte, inicia as atividades na UFJF com músicas que marcaram época. Sucesso no primeiro semestre, a contação de histórias da Tia Nilcea ganha mais espaço e promete trazer novas narrativas para animar os participantes. “Pretendo aumentar a interação com as crianças e também com os adultos, trocar alegria, amizade, amor. Vou trazer novas histórias de livros, da cultura popular, e outras que surgem na nossa vivência diária”, destacou Nilcea.
Quem também marca presença é Tânia Bicalho com sua MPN (Música Popular Nutritiva), que tem como objetivo ensinar hábitos para uma boa alimentação, de forma descontraída e por meio de músicas com ritmos bem conhecidos. Ao meio-dia, o DJ Pedro Paiva volta a tomar conta do palco com o “Baile da Criançada”, trazendo músicas que retomam o sentimento de ser criança.
Durante todo o evento, a equipe de brincadeiras populares vai promover atividades como jogos de rebater, peteca, vôlei, piques, cordas, entre outras. A ideia é resgatar brincadeiras de rua que já fizeram muito sucesso, levando as crianças a se divertirem sem a ajuda de meios eletrônicos.
Outras atrações confirmadas são as oficinas de bordado, de materiais recicláveis para as crianças e de ginástica e alongamento para a terceira idade.
O Domingo do Campus é um projeto de extensão da UFJF viabilizado com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão.
Confira a programação completa
9h – DJ Pedro Paiva (Vinil é Arte)
10h30 – Nilcea Braga e Paula Grazinoli (Contação de história)
11h15 – Tânia Bicalho (Música Popular Nutritiva)
12h – DJ Pedro Paiva (Baile da Criançada)
Atividades no Campus (das 9h às 13h)
– Brincadeiras para as crianças;
– Montagem e diversão com brinquedos recicláveis;
– Jogos de rebater, bola, futebol de botão e de prego, resgate de brincadeiras de rua e pula-pula;
– Ginástica e alongamento para a terceira idade;
– Oficinas de artesanato, origami e bordado;
– Festival de pipoca.