Mais legal do que aprender outro idioma é poder praticá-lo. Mas, para quem mora no Brasil, nem sempre é fácil encontrar oportunidades de conversar em língua estrangeira. Justamente para facilitar o contato entre falantes e entusiastas de outros idiomas que existe o Conversation Club, iniciativa da Rede Ciência sem Fronteiras – Núcleo JF, que conta com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

(Foto: Diretoria de Relações Internacionais/UFJF)

Objetivo principal é fazer com que os participantes interajam com outras pessoas e se sintam à vontade com outros idiomas, através de dinâmicas de grupo, jogos e conversações (Foto: Diretoria de Relações Internacionais/UFJF)

O Conversation Club tem como objetivo principal fazer com que os participantes dos encontros interajam com outras pessoas e se sintam à vontade com outros idiomas. Ao longo de um semestre, o projeto pretende promover o contato semanal com pessoas que possuam níveis distintos de fluência nos idiomas. “Os encontros, em sua maioria, focam na prática de jogos, dinâmicas de grupo ou na conversação sobre diferentes temas, de forma a tornar o encontro descontraído”, explica a coordenadora de Projetos da Rede, Bianca Ruback.

No momento, o projeto, que teve início no primeiro semestre de 2017, conta com quatro idiomas: inglês, espanhol, francês e alemão. Os encontros acontecem às sextas-feiras, às 17h, no lounge da DRI, no campus universitário. Na última sexta (11), mais de 20 pessoas se reuniram na Diretoria para trocar experiências e bater um papo em inglês.

Os próximos encontros estão marcados para os dias 18 e 25 de agosto e os idiomas escolhidos para as datas foram o alemão e o francês, respectivamente. Outras informações sobre o calendário dos eventos podem ser conferidas na página da Rede no Facebook. Não é preciso ter fluência no idioma para participar.

Internacionalização da UFJF
A Rede Ciência sem Fronteiras – Núcleo Juiz de Fora é uma organização criada com o retorno de estudantes que realizaram intercâmbio em universidades de excelência fora do país. A entidade realiza trabalho voluntário com o intuito de motivar a internacionalização da Universidade, além de causar impacto social na comunidade juizforana. Com núcleos em 11 cidades do Brasil e muitos projetos diferentes, a Rede conta com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais da UFJF.

Processo seletivo
“Como queremos expandir a iniciativa para mais idiomas, estamos com edital aberto para membros efetivos da organização. Temos seis vagas distribuídas entre os clubes de conversação de italiano e coreano, além de vagas para parte administrativa da organização e para o projeto voluntário ‘Universitário por um dia’”, informa Bianca.

É preciso estar matriculado em qualquer instituição de ensino superior e ter, no mínimo, seis horas semanais disponíveis para concorrer às vagas. As inscrições, que estão abertas até às 23h59 de domingo (20 de agosto), são gratuitas e devem ser realizadas através de formulário online.

Confira o edital do processo.

Outras informações:
(32) 2102-389 / (32) 2102-3947 – Diretoria de Relações Internacionais