“Empreenda. Em Ação!” promove rodada de investimentos para projetos finalistas (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é uma das selecionadas para o programa “Empreenda. Em Ação!”, que promove uma competição entre projetos de startups elaborados por estudantes. Além de incentivar e divulgar uma educação empreendedora, o projeto visa selecionar e premiar os melhores projetos universitários de empreendedorismo, estabelecendo uma rede estadual entre a comunidade acadêmica, parceiros institucionais e gestores, tanto do setor público quanto privado.

Etapas

O programa é composto por cinco fases e, atualmente, os participantes já estão na segunda, como explica a organizadora e professora do Departamento de Ciência da Computação da UFJF, Priscila Goliatt. “Nessa fase, ocorre a apresentação e a sensibilização do movimento e do programa junto às instituições selecionadas.”

Ao longo das primeiras etapas, os projetos estudantis são acompanhados, aprimorados e preparados para uma competição, realizada pela própria instituição e pelo Programa, em eventos locais do “Empreenda. Em Ação!”. Estes concluem a terceira etapa, abrindo caminho para a quarta, de preparação dos finalistas locais. Nesta, as instituições estabelecem parcerias, seja com incubadoras de empresas ou representantes do setor produtivo, com o objetivo de enriquecer e impulsionar os projetos para a quinta e última fase.

Investimento para os finalistas

Para a etapa final do programa, os três melhores projetos de cada universidade são selecionados e os competidores se encontram para a participação em rodadas, presenciais e virtuais, de investimento nos projetos finalistas. Aproximadamente 4.500 estudantes estão envolvidos no programa.

“Como professora em uma disciplina sobre empreendedorismo, vejo de perto como temos muitos alunos interessados em desenvolver seus próprios negócios ou abrir startups. Consideramos, então, uma ótima oportunidade para apresentá-los e inseri-los no ‘mundo real’, mesmo que ainda estejam no universo acadêmico”, exemplifica a organizadora Priscila Goliatt. “Para realizar este programa, contamos com total apoio da Pró-reitoria de Graduação e da própria UFJF. Estamos todos focados para que nossa participação dê certo e continue forte nas próximas edições.”

Confira abaixo a lista de disciplinas da UFJF que participam da competição:

Empreenda em Ação

Outras informações

Site oficial do “Empreenda. Em Ação!”

Vídeo de boas vindas para os participantes