IMG_0561

Reunião foi realizada na sede do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Foto: Dante Rodrigues)

Estudantes do quinto período do curso de Ciências Contábeis do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) apresentaram na manhã desta sexta-feira (11), trabalhos desenvolvidos para auxiliar a organização financeira da Equovila, uma entidade sem fins lucrativos que busca fomentar a inclusão social desenvolvendo ações e atividades equestres, de saúde, esporte, educação, lazer, cultura, empreendedorismo e pesquisas científicas a pessoas com deficiência, principalmente crianças em situação de vulnerabilidade social. A atividade faz parte da disciplina Contabilidade Gerencial, ministrada pela professora Schirley Policário.

Três projetos da Equovila foram analisados pelos estudantes: curso de equitação, equoterapia (terapia com cavalos)  e audiovisual. “Nós realizamos o levantamento financeiro destes projetos para que a organização tenha a noção de quanto de dinheiro será necessário para desenvolver cada vez mais estes trabalhos que podem ajudar tanta gente”, destacou a estudante Isabella Nunes da Silveira.

Para a professora Schirley Policário, a atividade proposta possui duas características fundamentais a uma universidade pública e de qualidade. “É um trabalho que possibilita o aprendizado aos estudantes através da prestação de serviços à sociedade.  A nossa ideia é fomentar a questão da responsabilidade social principalmente com o terceiro setor. Eis nossa função como universidade”.

A Equovila atende atualmente onze pessoas com algum tipo de deficiência. Para aumentar este número, a presidente da entidade, Camilla Dias, busca realizar uma série de parcerias. “Esta ligação com a UFJF-GV veio em um momento muito importante, pois estamos estruturando os projetos. E o levantamento de custo é algo muito detalhado feito por profissionais que nós não temos condições de pagar. Por isso, trata-se de uma experiência interessante tanto para nós que estamos usufruindo do conhecimento, quanto para os estudantes que passam a conhecer como funciona uma entidade sem fins lucrativos”.

De acordo com a Equovila, o censo de 2010 realizado pelo IBGE constatou que mais de 70 mil pessoas que moram em Governador Valadares possuem algum tipo de deficiência .