Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Bate Papo em Libras, oferecido  pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo é promover um espaço de interação entre surdos e ouvintes na Língua Brasileira de Sinais (Libras), buscando aprimorar a sinalização em diferentes contextos de conversação.

A atividade é gratuita e aberta à comunidade em geral, surdos e ouvintes, com conhecimento ou não da Libras. As aulas serão ministradas de 15 de agosto a 5 de dezembro, sempre às terças-feiras, das 17h às 18h, na sala 1.401, na Faculdade de Letras. A carga horário total do curso é de 20 horas.

Segundo a professora da UFJF e coordenadora do projeto, Carla Couto Silvério, a iniciativa é pioneira. “Já havíamos percebido a necessidade de promover um espaço de interação em Libras para os alunos do curso de Letras Libras ou qualquer outro aluno da UFJF ou, ainda, a comunidade externa. Mas já estávamos com nossos cursos de extensão regularmente em carga. Um aluno surdo do 3º período do Letras Libras me procurou para que eu pudesse orientá-lo em um projeto de bate-papo em Libras. Então, tudo casou. Nós fomos conversando, eu o orientei e também a mais outros dois alunos surdos que queriam participar. Agora, neste semestre, vamos fazer essa primeira experiência.”

Os três estudantes da Licenciatura em Letras/Libras –  Erliandro Félix, Lisis Lopes e Victória Eugênio – atuarão como mediadores no curso de extensão. Carla destaca a relevância da ampliação do uso da Língua Brasileira de Sinais (libras), para que a sociedade torne-se inclusiva.  “A Libras não é uma língua estrangeira.  É uma língua de uma comunidade surda brasileira. Essa comunidade está presente nos mesmos espaços que frequentamos mas, muitas vezes, não tem a mesma liberdade de se comunicar como nós que somos ouvintes.”

Ao todo, são ofertadas 50 vaga. Os interessados em participar devem procurar a Secretaria da Faculdade de Letras da UFJF, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.  

Outras informações: extensao.libras.ufjf@gmail.com