sfs

Evento, aberto, acontece no próximo dia 15, às 14h, no auditório da Faculdade de Letras

O grupo de estudos Suporte, Literatura e Representação promove, no próximo dia 15, às 14h, no auditório da Faculdade de Letras, a conferência “Presse et littérature au XIX siècle: la fiction au service de l’information” (Imprensa e literatura no Século XIX: a ficção a serviço da informação), apresentada pelo diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Laval (Québec), Guillaume Pinson, referência mundial no estudo do conjunto e circulação dos jornais de língua francesa do séc. XIX.

O evento é aberto e possui uma abordagem interdisciplinar dirigindo-se principalmente aos interessados pelas áreas de história, imprensa, cultura e literatura do séc. XIX, com foco nas questões gerais da literatura e imprensa francófonas do período.

A conferência dará início às atividades do projeto de iniciação científica “A literatura no Courrier du Brésil (1854-1862)”, coordenado pelo professor do Departamento de Letras Modernas, Yuri Cerqueira dos Anjos. Segundo o coordenador, “a conferência visa alimentar o processo de internacionalização da Universidade, com a presença de uma figura prestigiada na área, oferecendo a apresentação de pesquisas de ponta para os alunos, além de lançar um novo projeto de iniciação científica.”

O encontro disponibiliza certificados aos ouvintes com frequência confirmada e será inteiramente em francês, havendo possibilidade de tradução simultânea.