“Já conversei com amigos de outras cidades que estão interessados em vir conhecer”, afirma Carlos Alberto (à esquerda), acompanhante da assessora da Procult da UFJF, Izaura Rocha (à direita) (Foto: Iago Medeiros)

O primeiro grupo de visitantes estava programado para as 19h  desta quinta-feira, 3, mas um pequeno aglomerado de pessoas — composto por funcionários da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e seus familiares — já se formava, meia hora antes, em frente ao Centro de Ciências. Em julho, seu primeiro mês de funcionamento no campus universitário, o Centro alcançou a marca de 8.350 visitantes e, devido a grande demanda, reservou a noite passada, quando completou um mês da sua inauguração, para uma visita exclusiva da comunidade de trabalhadores da instituição.

“Quando meu pai me contou sobre hoje, eu disse: ‘A gente tem que ir. É uma oportunidade que não dá pra faltar’”, diz Clara (à esquerda), filha do professor Rodrigo Valverde (Foto: Iago Medeiros)

“Nós começamos a notar que muitos servidores querem vir ao espaço, mas encontram o Centro muito cheio. Então, aproveitamos as quintas-feiras, que já estavam sendo reservadas para visitas agendadas, e resolvemos agendar para o grupo da própria Universidade e para suas famílias”, conta o diretor do Centro, Elói Teixeira César. Confira, ao final da matéria, o áudio completo, com seu posicionamento sobre a valorização do funcionário da UFJF.

Novo horário exclusivo na próxima semana

Devido a grande demanda desse primeiro agendamento, serão reservados novos horários de visitação para os funcionários. A data é na próxima quinta-feira, 10, das 19h às 21h. É necessário que o funcionário agende seu horário através da Central de Atendimento, informando seu contato, o horário da visitação e quantas pessoas irão acompanhar passeio. A Central realiza o atendimento de forma presencial (de segunda à sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, de 9h às 12h), eletrônica (através do e-mail faleconosco@ufjf.edu.br) ou por telefone (2102-3978 ou 2102-3911).

Para o professor Elói, a procura pelo Centro de Ciência foi uma surpresa gratificante. “Foram muitos anos de trabalho e de vontade de abrir esse espaço novo, e saber como as pessoas estão recebendo isso é uma satisfação muito grande. É saber que valeu a pena o trabalho.”

Caso você não seja funcionário da UFJF, para agendamento de visitas ou adquirir demais informações, os telefones para contato são (32) 2102-6913, (32) 2102-6914 e (32) 2102-6923. Confira aqui os horários de agosto do Centro de Ciências.

Fascínio pela ciência

Esgotado em poucas horas, o agendamento incluiu cem pessoas (32 funcionários e 68 acompanhantes), número considerado pelos organizadores como o ideal para que todos os visitantes possam ser acompanhados em todas as atrações e desfrutem melhor a experiência do Centro. O professor do Instituto de Artes e Design (IAD), Rodolfo Valverde, foi, acompanhado da filha, um dos primeiros a chegar. “É um orgulho para nós, termos um Centro de Ciência como esse aqui na UFJF. A iniciativa de receber a comunidade universitária com essa atenção especial é excelente.” Sua filha de 16 anos, Clara, que pretende estudar Física. “Eu ainda estou no Ensino Médio, mas já tenho interesse em fazer cursos nessa área da ciência, então, essa oportunidade de ter o conhecimento mais perto de mim é ótimo. Quando meu pai me contou sobre hoje, eu disse ‘A gente tem que ir. É uma oportunidade que não dá pra faltar’.”

“Eu trouxe meu filho porque acho importante, não só privilegiar uma iniciativa da UFJF, como também conhecer um pouco mais sobre o universo”, avalia a professora do ICB, Laura Leite (Foto: Iago Medeiros)

“Eu trouxe meu filho porque acho importante, não só privilegiar uma iniciativa da UFJF, como também conhecer um pouco mais sobre o universo”, avalia a professora Laura Leite (Foto: Iago Medeiros)

Outra professora da UFJF a comparecer foi a professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Laura Leite; seu acompanhante, no entanto, um pouco mais novo que Clara. Com 3 anos de idade, Breno explorou com a mãe quase todas as atrações do Centro. “É um privilégio poder aproveitar esse espaço, e ter um horário específico para servidores facilita muito”, avaliou Laura. “Eu trouxe meu filho porque acho importante, não só privilegiar uma iniciativa da Universidade, como também conhecer um pouco mais sobre o universo, que é algo que interessa a ele, já nessa faixa etária.”

Além das novas gerações, alguns funcionários levaram seus companheiros para conhecer o Centro, com a intenção de aproveitar o programa pouco usual ou porque queriam compartilhar o resultado do trabalho realizado, direta ou indiretamente, no projeto.

Assessora de imprensa na Pró-reitoria de Cultura, Izaura Rocha, acompanhou, desde o início, a implantação do espaço e aproveitou o horário para conhecê-lo melhor por dentro. “É muito interessante a proposta, com atrações para crianças e adultos. Então agendei rapidamente a visita para trazer meu esposo, que também é interessado por esse campo da ciência.”

Ao lado de Izaura, Carlos Alberto explica porquê quis ser um dos primeiros a conhecer o Centro. “Primeiro por uma questão de cultura, mesmo: conhecer as instalações e tudo que ela pode oferecer. Depois, pela experiência da Izaura em torno do projeto. Essa iniciativa de reservar um horário para os funcionários é espetacular. Já conversei com amigos de outras cidades que estão interessados em vir conhecer. Penso que o Centro vai atrair, ainda, muita gente para conhecer, se informar e fazer cursos.”