IMG-20170803-WA0010

Ana Paula (a segunda da direita para a esquerda) com as professoras da banca examinadora, após a defesa da dissertação de mestrado (foto: arquivo pessoal)

Para entender a cultura e a moda praia na primeira metade do século XX no Brasil, a partir do conteúdo da revista O Cruzeiro, a acadêmica Ana Paula Dessupoio Chaves desenvolveu a dissertação de mestrado “A moda praia na revista ilustrada O Cruzeiro 1928 – 1943.” O estudo observou como a revista, produzida no Rio de Janeiro, podia servir de modelo para o leitor em território nacional, assim como propagar novos hábitos e modas nos primeiros anos de difusão da cultura de praia no país. A pesquisa foi apresentada no Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design, da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF).

O levantamento da pesquisa foi feito por meio do acervo digitalizado da Biblioteca Nacional. De acordo com Ana Paula, foram encontrados 2.753 registros da palavra-chave “praia” no recorte temporal investigado. Em seguida, foram selecionadas matérias, colunas e fotografias que abordavam o tema. Ao analisar como era a moda praia na publicação e no período em questão, Ana Paula observa que “a revista atuava quase como um manual de boas maneiras, em que nas colunas os jornalistas transmitiam o ideal de comportamento nesse ambiente.” Ela pontua, ainda, que a praia, como espaço de lazer, era novidade e os banhistas tinham na revista o modelo de como se apresentar no local.

Sobre algumas das conclusões obtidas a partir do estudo, a mestranda destaca que, em 1928, “o hábito de ir à praia já tinha se popularizado e, consequentemente, o impresso passa a exibir em colunas femininas condutas de como se portar na praia, as quais acabam por, entre outras coisas, propagar normas de elegância, beleza, saúde e comportamento, principalmente inspiradas nos padrões franceses. O material sobre a moda na praia em O Cruzeiro também é marcado pela influência americana, pois fotografias das atrizes de Hollywood vestindo trajes de banho são frequentes na revista.”

A professora orientadora, Maria Cláudia Bonadio, aponta que, apesar de já existirem estudos sobre a cultura de praia no Brasil e no Rio de Janeiro, a pesquisa ainda consegue contribuir com material novo. “A novidade do trabalho é estudar o tema a partir das imagens e textos divulgados na revista O Cruzeiro, a qual diferente de outras publicações já estudadas em teses e dissertações que tratam de temas afins, tinha circulação nacional. Daí, a relevância do estudo, pois permite entender como a imagem de modernidade do Rio de Janeiro associada à praia, bem como das banhistas, seus trajes de banho e corpos jovens foram projetadas em todo o país.”

Contatos:
Ana Paula Dessupoio Chaves (Mestranda)
anadessupoio@gmail.com

Maria Claudia Bonadio (Orientadora)
mariacbonadio@uol.com.br

Banca Avaliadora:
Profª. Drª. Maria Claudia Bonadio (UFJF)
Profª. Drª. Sonia Cristina da Fonseca Machado Lino (UFJF)
Profª. Drª. Maria do Carmo Rainho (Pesquisadora Arquivo Nacional)

Outras informações: (32) 2102-3362 – Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens