A Coordenação de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas (CCDP) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) informa que estão abertas as inscrições para 35 cursos de capacitação e qualificação dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) e professores oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora no segundo semestre de 2017.

Os servidores da Universidade devem se inscrever através do Siga, seguindo as guias “Recursos Humanos” – “Capacitação” – “Ficha de inscrição”. Havendo vagas remanescentes, as inscrições ficarão abertas até a véspera do início das aulas. Os cursos à distância e semipresenciais terão o suporte da plataforma Moodle, em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead) e seu acesso também será feito pelo Siga.

Para os cursos presenciais, será conferido certificado ao participante que obtiver, no mínimo, 75% de frequência, além de aproveitamento mínimo, conforme estabelecido em cada atividade. Para os cursos à distância, o participante deverá efetuar no mínimo duas postagens em cada fórum e participar de todas as atividades propostas.

Os cursos oferecidos poderão fazer parte do Programa Proades e, também, do Programa de Recursos Formativos e Ações de Formação Docentes. Para o segundo semestre, são oferecidos cursos, com modalidades presenciais, semipresenciais e à distância, e temáticas como informática, relações interpessoais, gerenciamento de crises, ética no serviço público, comunicação organizacional, dentre outras.

A CCDP esclarece que o curso “Relações Interpessoais e Negociação de Conflitos” não se encontra no folder de informações sobre os cursos, mas que os interessados em participar desta modalidade podem se inscrever pelo Siga, normalmente.

A lista completa das modalidades oferecidas, da carga horária, assim como o número de vagas e as datas e horários, além de demais informações, pode ser conferida através deste link.

Plano Anual de Capacitação

A agenda de capacitação é apresentada em consonância com as demandas levantadas junto às Unidades Acadêmicas e Administrativas da Universidade, através do Levantamento Anual de Necessidades, bem como indicações vindas dos relatórios do Programa de Avaliação de Desempenho dos TAEs (Proades) e das diretrizes apontadas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O Plano Anual de Capacitação (PAC) visa proporcionar condições para o desenvolvimento de habilidades, atitudes e conhecimentos que possam contribuir para a qualificação profissional e pessoal do servidor, para a melhoria contínua dos processos de trabalho, impulsionando assim, o desenvolvimento institucional.

“A Progepe tem o objetivo de, ao oferecer os cursos de capacitação,  proporcionar a cada servidor, seja ele docente ou técnico-administrativo, uma qualificação, um treinamento. Além disso, sendo a capacitação uma ferramenta de gestão, oferece ao gestor, por exemplo, a oportunidade de sugerir cursos que otimizem o processo de trabalho em seu setor. Ele pode indicar ao servidor a necessidade de se aperfeiçoar, de superar alguma dificuldade. O servidor, por sua vez, tem a oportunidade de  desenvolver habilidades a partir de novos conhecimentos adquiridos. ”, destaca a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Castro.

Outras informações: (32) 2102-3937 / (32) 2102-3973 – Pró-reitoria de Gestão de Pessoas
capacita.prorh@ufjf.edu.br