O Centro de Ciências recebeu 8.350 visitantes — uma média de 106 pessoas por hora (Foto: Iago de Medeiros)

O Centro de Ciências recebeu 8.350 visitantes — uma média de 106 pessoas por hora (Foto: Iago de Medeiros)

Inaugurado no dia 3 de julho deste ano, o novo prédio do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já se destaca como um dos maiores e mais completos complexos de divulgação científicas do país. Em seu primeiro mês de funcionamento, entre os dias 4 e 30 de julho, o local recebeu 8.350 visitantes — uma média de 106 pessoas por hora. “É um retorno fantástico”, classifica Eloi Teixeira César, diretor do Centro de Ciências. “É uma resposta que confirma o interesse da sociedade pelo acesso à divulgação e ao conhecimento científicos.”

Para celebrar o primeiro mês da nova sede do Centro, o perfil da UFJF no Spotify traz uma playlist com músicas que abordam planetas, estrelas, a vida em Marte e viagens de astronautas. Veja abaixo.

Novos horários
O local reúne cerca de três mil metros quadrados, distribuídos por quatro andares, com capacidade para receber mais de 700 pessoas. Todas atrações são abertas à população e a entrada é gratuita. Além disso, parte dos horários de visitação são reservados para turmas escolares. “Em agosto, com a volta das aulas, nosso horário muda, uma vez que abriremos espaços para visitas agendadas de escolas. É importante essa missão didática do Centro, nosso objetivo de também contribuir para a educação básica”, ressalta o diretor.

Para o agendamento de visitas ou adquirir demais informações, os telefones para contato são (32) 2102-6913, (32) 2102-6914 e (32) 2102-6923. Confira abaixo o funcionamento neste mês:

horário de funcionamento centro de ciências agosto

Atrações e expectativas
Com diversas atrações, o Centro oferece acesso ao Observatório Astronômico, o Museu de Malacologia, a Sala de Arqueoastronomia e às exposições interativas, como a Célula ao Alcance da Mão, a Tabela Periódica, a Aprenda Brincando e a Energia Nuclear.

Com a futura inauguração do Planetário, que possui uma cúpula de 12 metros de diâmetro (a maior, atualmente, no estado de Minas Gerais), o diretor do Centro afirma que a expectativa é que o fluxo de visitas aumente. A atração está com estreia prevista para este semestre.

Playlist no Spotify
Como um buraco negro, a temática sobre o universo, com suas galáxias e mistérios, atrai inspiração para um infinito de músicas, orbitando desde David Bowie, Caetano Veloso e Lulu Santos a Madonna, Coldplay e o italiano Jovanotti. A lista de músicas do Centro congrega esses universos sonoros diferentes. Ouça:

 

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.