Com objetivo de expandir as discussões sobre transplante e complementar a formação acadêmica, a Liga Acadêmica Unificada de Transplante de Órgãos (Lauto), formada também por estudantes de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora  (UFJF) realiza, nos dias 25 e 26 de agosto, o I Congresso Multidisciplinar de Transplantes da Zona da Mata Mineira. O evento, voltado para acadêmicos e profissionais da área da saúde, acontece no Ritz Plaza Hotel.

Por meio de palestras, workshops e mesas-redondas, os congressistas terão contato com a multidisciplinaridade do tratamento do transplante de órgãos, que englobam profissionais de áreas como Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Serviço Social, além da Medicina. O evento abordará ainda os diferentes tipos de transplantes, como hepático, córnea, cardíaco e renal.

“É uma programação bem abrangente, que traz ao público esse tema novo e difícil de ser abordado. Hoje, as pessoas relacionam o transplante com a morte; as pessoas têm medo de doar. É necessário reforçar e não deixar que esse assunto se torne tabu, trazendo esclarecimentos para quebrar barreiras na discussão do tema”, afirma o presidente da Lauto, Ariel Duarte.

O Congresso contará também com apresentação de trabalhos científicos nas áreas de Nefrologia, Hematologia, Hepatologia, Cardiologia e Transplantes. Os interessados devem enviar os resumos até o dia 14 de agosto, através de formulário disponível na internet. As normas de formatação e demais instruções podem ser encontradas no site do evento.

As inscrições para o Congresso podem ser feitas via internet ou presencialmente com os membros da Lauto.  Até o dia 20 de agosto o valor é de R$ 40 para estudantes e R$ 45 para profissionais. A programação completa está disponível no site.  A participação confere certificado e é obrigatória para estudantes que desejam participar do processo seletivo de inclusão na Liga.

Sobre a Lauto

A Liga Acadêmica Unificada de Transplante de Órgãos (Lauto) é uma organização de estudantes de Medicina e Enfermagem da UFJF, Unipac e Suprema, que possibilita aos alunos o  aprofundamento dos estudos na área, voltada para ensino, pesquisa e extensão. Os membros desenvolvem atividades nos serviços de transplante renal de Juiz de Fora e organizam atividades com a comunidade, como realização de palestras e campanhas de doação de órgãos e tecidos.

Para ingressar, é necessário participar do processo seletivo realizado anualmente. Neste ano, a seleção ocorre no dia 31 de agosto, às 19h, no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. Ao todo, são destinadas nove vagas para estudantes da UFJF, sendo seis para acadêmicos de Medicina e três de Enfermagem. O edital com informações sobre bibliografia, cronograma e detalhes sobre as inscrições pode ser encontrado no site.

Outras informações: Liga Acadêmica Unificada de Transplante de Órgãos de Minas Gerais

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas.

Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio do Boletim Informativo do Estudante e do Servidor.