A Galeria Guaçui, pertencente ao Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com o cronograma completo para as exposições e eventos que ocorrerão durante o segundo semestre deste ano. Com a proposta de promover e divulgar as diversas manifestações artísticas, pesquisas nos campos das artes visuais e contribuir para a formação estética e cultural ao público de Juiz de Fora e região, as amostras poderão ser conferidas gratuitamente, no prédio do IAD, localizado próximo ao Restaurante Universitário do campus base.

As exposições serão compostas por artistas do Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo, selecionados pelo Edital. Com viés contemporâneo, as temáticas são diversificadas e podem trazer a arte nos seguintes suportes: desenho, gravura, pintura, escultura, fotografia, vídeo, arte sonora, arte computacional, performance, objeto, instalação, entre outras linguagens.

As exposições são independentes; elas vêm de artistas de diferentes pontos do país que foram selecionados pelo edital no primeiro semestre. A coordenadora da Galeria Guaçui, Rosane Preciosa, ressalta que “isso para nós é um ponto fundamental: abrir as portas da Galeria para que nela circulem artistas provenientes de todos os lugares, com suas poéticas singulares”. Confira o cronograma de exposições na tabela a seguir:

calendariodeeventos

Calendário de exposições e eventos no IAD

 

Sobre as exposições

De acordo com a vice-coordenadora da Galeria Guaçui, Letícia Bertagna, a ideia de abrir o edital a artistas de todo o país surgiu após uma pesquisa sobre a atuação de galerias universitárias que já estão consolidadas. O intuito foi trazer essas propostas de fortalecimento à Guaçui e encontrar meios de fazê-la funcionar mesmo diante das adversidades. “O edital é um dos instrumentos para estabelecer uma agenda de exposições e fomentar tanto a produção artística quanto a sua circulação, através de um processo de amplo acesso e participação. Expandimos para artistas de qualquer lugar do país, pois acreditamos que os ares de fora são importantes para revigorar a atmosfera de um lugar e vice-versa”.

As exposições procuram trazer como ponto de reflexão algo além da formação de um repertório de arte, mas uma vivência artística e a possibilidade de, a partir desse encontro, tornar o público mais crítico, ampliando suas inquietações e dúvidas. A coordenadora da Galeria Guaçui acredita que há a necessidade de oferecer informações sobre as artes “mas sabemos também que isso não é suficiente, ela sempre escapa ao desvendamento. Pulsa como alteridade”, afirma Rosane.

Beatriz Vianna Reis é ceramista e artista visual. Juntamente com as artistas Aline Mielli, Olívia Matni e Raquel Gandra, são as responsáveis pela exposição “O Mais Profundo”. Beatriz afirma que trazer a mostra para a UFJF é “em primeiro lugar, uma excelente oportunidade de ver como nossas poéticas dialogam umas com as outras. Em segundo lugar, é um elogio à academia como espaço de trocas sensíveis”.

A ceramista aponta que esta oportunidade será fundamental para a carreira das envolvidas, pois é uma forma de desenvolver um trabalho que está se tornando autônomo. “Neste momento, expor é mais do que uma vontade de mostrar ao público o que fizemos, ou o que está pronto, mas uma oportunidade de ver nossos trabalhos refletidos no espectador e no espaço. Esta exposição não é, portanto, propriamente a conclusão de uma etapa, mas parte de um longo caminho de construção de nossas práticas artísticas próprias”.

Exposições complementam ensino

Para Letícia Bertagna, o contato com obras de arte é fundamental para a formação de qualquer pessoa interessada em trabalhar no campo das artes. “Seja como artista, educador, historiador e/ou crítico. Essa experiência é tão importante para o pensamento quanto as aulas, as leituras, a produção artística, pois proporciona um tipo de encontro mais direto com os materiais e com a linguagem de cada trabalho”, acrescenta a vice-coordenadora da Galeria, Letícia Bertagna.

Ainda segundo Letícia,  as atividades da Galeria são entendidas como ações de formação, que visam contribuir com a educação dos alunos do curso de Artes e Design “proporcionando uma, entre as múltiplas práticas significativas neste processo”.

Além das exposições, no segundo semestre acontece, também, o “I Seminário de História e Cultura de Moda: história do vestir Masculino”, organizado pela professora do Bacharelado Interdisciplinar do Instituto de Artes e Design e do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens, Maria Claudia Bonadio. O evento irá contar com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais para discutir temas relativos à moda e aparência masculina em um contexto interdisciplinar. As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 1º de agosto, pelo site.

Outras informações: (32) 2102-3350 – Instituto Artes e Design