Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de dança de salão “MoviMente”, voltado para técnico-administrativos em educação (TAEs), professores, funcionários terceirizados, estudantes e aposentados da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h, na unidade Centro do Restaurante Universitário. As vagas são limitadas a 80 participantes.

O curso tem início no dia 9 de agosto e abrange diversos ritmos desde os básicos da dança de salão, como Samba, Bolero, Forró e Soltinho, a outros mais avançados, como Tango, Salsa e Zouk.

Técnico-administrativos e docentes podem se inscrever pelo Siga, no menu “Recursos Humanos e Capacitação”. É preciso escolher o curso “Educando o corpo e mente: atividades para melhoria da qualidade de vida para o servidor público” e solicitar anuência à chefia imediata. Além disso, no dia 2 ou no dia 7 de agosto, das 19h às 20h30, é necessário entregar à equipe do projeto, no RU Centro, uma foto 3×4 e documento que comprove o vínculo com a UFJF.

Para estudantes, aposentados, terceirizados, professores substitutos e acompanhantes (de TAEs, professores, terceirizados e alunos), as inscrições devem ser feitas pessoalmente no RU Centro, nos mesmos dias e horários. Os interessados deverão levar foto 3×4, documento de identificação e comprovante de vínculo com a Universidade.

Vale ressaltar que o acompanhante só poderá continuar no projeto se quem o indicou como par frequentar as aulas. Caso aluno, TAE ou professor abandone o projeto, seu acompanhante externo não poderá permanecer. As pessoas que participaram do módulo anterior, realizado no primeiro semestre de 2017, e que desejam continuar no curso, devem realizar as inscrições presencialmente nas datas e horários informados, portando a carteirinha do projeto MoviMente.

O RU Centro fica na Rua Santo Antônio s/n, Centro, ao lado do Museu de Arte Murilo Mendes.

Benefícios para participantes

A servidora Danieli Macedo participou do curso no primeiro semestre deste ano e pretende se inscrever novamente. Para ela, as aulas são dinâmicas e uma grande oportunidade de praticar exercícios físicos. “Achei ótimo. A turma era muito animada, deu pra aprender muitos ritmos. Amei aprender samba de gafieira e forró. Deu até para dançar no último Som Aberto. Vou continuar a praticar as aulas nesse módulo”, afirma.

O desejo de prosseguir nas aulas é compartilhado pelo estudante de Ciência da Computação, Lucas Lima. Também aluno do curso no último semestre, ele recomenda a dança para seus amigos pela facilidade de aprendizado. “É uma boa oportunidade de fazer uma atividade e aprender. O método e didática de ensino são muito bons, é fácil de compreender os passos e aprender os estilos”, avalia.

Sobre o projeto

O projeto é formado pela professora do Colégio de Aplicação João XXIII, Érica Dias, os TAEs da UFJF, Daniel Osório e Gracielle Landim, o aluno de doutorado em Ciências Biológicas pela UFJF, Marcos Vinicius Dias, o funcionário do Hospital Universitário e aluno do doutorado em Saúde Brasileira pela UFJF, Igor Meurer, e também pela professora da faculdade de Medicina e mestranda em Saúde da Família pela UFJF, Juliana Souza.

Além das aulas, os coordenadores desenvolvem um estudo sobre os benefícios da prática por meio do projeto de extensão “Educando corpo e mente: a dança de salão como ferramenta para promoção da saúde”. “Temos percebido, pelo feedback dos participantes e por meio dos questionários que, felizmente, conseguimos levar todos os benefícios da dança para eles em aspectos como bem-estar pessoal, interação social e coordenação motora. A diferença é nítida”, conta um dos instrutores do projeto Daniel Osório.

A partir deste período, a pesquisa passará a contar com a contribuição da professora da Faculdade de Medicina, Juliana Souza.

Outras informações: movimente.ufjf@gmail.com