“Em toda construção matemática, primeiro observamos o problema e depois procuramos, com as ferramentas disponíveis da época, uma forma para conseguirmos resolver esse problema.” É desta forma que o acadêmico do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcelo Damasceno Marangon, explica porque precisou observar um longo período histórico para desenvolver a dissertação de mestrado intitulada “O número π”.

O pesquisador se graduou em matemática pela UFJF em 2003. Desde então, trabalhou em diversos cursos preparatórios e, atualmente, é professor do Colégio Militar de Juiz de Fora. “A ideia inicial era escrever um texto que fosse aplicado, em sala de aula, aos meus alunos do ensino médio. Por isso, escolhi estudar o número π e, a partir daí, busquei fazer uma pesquisa histórica, da origem do número, desde a Grécia antiga, Babilônia e Egito, com o início dos registros históricos, até os dias de hoje.”

Marangon afirma que um dos objetivos da pesquisa é fornecer um conteúdo que possa ser utilizado por outros professores de matemática, de todo o Brasil, por meio do Profmat. “O aluno, muitas vezes, questiona qual a finalidade de estudar um determinado assunto. Este trabalho apresenta, aos professores, os problemas de geometria que vão ser estudados em sala e ajuda a mostrar aos alunos a finalidade de estudar o número  π.”

Ainda neste sentido, segundo o professor, o trabalho permite aos estudantes ter um conhecimento histórico acerca da matemática. “Estou tratando de assuntos que eu vou ter como aplicar em sala de aula. No entanto, este trabalho pode interessar até quem não é da matemática, pois mostra a evolução do número  π em mais de 6 mil anos. O primeiro registro histórico, por exemplo, é de 3 mil antes de Cristo. O interessante é que, em um período tão longo como esse, o assunto teria esgotado, mas ainda  ainda há o que ser pesquisado sobre o tema.”

De acordo com o professor orientador do trabalho, Rogério Casagrande, a pesquisa surge como um recurso que permite despertar o interesse dos estudantes pela matemática, mostrando que esta disciplina está presente no cotidiano. “O mestrado profissional em matemática, em cadeia nacional, nos ajuda a abordar um tema voltado ao ensino. No caso deste trabalho, o objetivo é buscar formas de  dar contribuições a outros professores e, assim, ter uma melhora na qualidade de ensino.”

Contato:
Marcelo Damasceno Marangon (mestrando)
mdm82@icloud.com

Banca examinadora:
Prof. Dr. Rogério Casagrande (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Nelson Dantas Souza Junior (UFJF)
Prof. Dr. Marcelo Oliveira Veloso (UFSJ)

Outras informações: (32) 2102-3339 – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat)