Cerimônia de posse

Vice-reitora enfatizou a importância que o serviço público tem na conjuntura atual do país (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora realizou nesta quinta-feira, 20, a cerimônia de posse dos novos profissionais que atuarão nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. No Anfiteatro das Pró-reitorias, o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, iniciou a solenidade com um vídeo de boas-vindas aos servidores. Ao todo, foram 15 empossados como técnico-administrativos (TAEs) para Juiz de Fora e dois efetivados para GV, uma docente e um assistente social.

A vice-reitora Girlene Alves cumprimentou a todos, enfatizando a importância que o serviço público tem no funcionamento do país. “A entrada no serviço público representa uma conquista, ainda que estejamos enfrentando uma crise de valores e ética, como eu diria. Desse modo, convidamos vocês para juntos fazermos da UFJF a instituição que ela tem capacidade de ser, defendendo sempre a ideia de uma universidade pública de qualidade.”

Girlene encerrou sua fala dando atenção especial aos empossados para o campus de Governador Valadares, reforçando o compromisso firmado de melhorar sua estrutura e diminuir a vulnerabilidade dos que trabalham e estudam no campus.

A coordenadora de Saúde, Segurança e Bem-estar, Renata Faria, representando a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), cumprimentou os servidores, desejando que trilhem um caminho frutífero na instituição ainda que em meio a dificuldades. Ressaltou o contexto complicado em que o país se encontra e que atinge a Universidade, mas disse enxergar o lado positivo. “Enfrentamos muitos desafios, mas temos prazer no nosso trabalho na UFJF. Lidamos com a diversidade, com a troca de saberes, o que nos acrescenta. Esperamos que aqui vocês encontrem sentido em seu trabalho e, com todas as ferramentas ao seu dispor, sintam-se cada vez mais vinculados à instituição.”  

Libni Salvador Martins foi efetivado como tradutor e intérprete de linguagem de sinais, mas ainda não terminou o curso de Letras-Libras, que faz na Universidade Federal do Rio de Janeiro. “Vou transferir para cá, pois venho me dedicando há um tempo para essa vaga. Essa mudança representa um marco na minha vida.” O aprendizado de libras é algo ao qual têm se dedicado inteiramente. “Graças à faculdade de Letras-Libras e participando de eventos na área, não me vejo trabalhando com outra coisa. No magistério, tínhamos uma disciplina sobre educação especial e isso aumentou meu interesse por libras. Hoje, estudo para me tornar especialista em intérprete de surdez.”

Júlia Aparecida do Nascimento, assistente social, formou-se na UFJF em 2010 e desde então desejava trabalhar na instituição. “O ensino de Serviço Social deu base para toda minha jornada. Tudo o que aprendi foi de relevância ímpar para minhas vivências posteriores ao curso”, avalia.

Lívia das Graças Rezende Teixeira foi a única docente a tomar posse. Aprovada como professora de Ginecologia e Obstetrícia do Departamento de Medicina do campus GV, Lívia relembra a época de residência no Hospital Municipal de Governador Valadares. “Desde esse período, venho acompanhando a implantação e o desenvolvimento da Universidade e, acompanhando professores que davam aula lá, fui me encantando pela docência, por transmitir o conhecimento e contribuir para a formação dos acadêmicos.”

Confira fotos da cerimônia de posse.