Termina no próximo sábado, dia 22, o prazo para responder à consulta pública do Plano de Logística Sustentável (PLS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo é propor metas e ações para o estabelecimento de práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos na Universidade. Mais de 550 contribuições da comunidade já foram registradas. As respostas serão adicionadas ao documento final do plano, a ser apresentado em reunião do Conselho Superior (Consu). A participação na consulta pública é a aberta a toda a comunidade.
O formulário conta com seis páginas e em cada uma delas, o participante pode selecionar as alternativas que quiser. Os questionamentos são sobre medidas para redução de custos e uso mais sustentável de material de consumo como papel, copo descartável e cartucho de impressão; menos gastos com energia elétrica; diminuição do uso e reutilização da água; intensificação da coleta seletiva; além de qualidade de vida no ambiente de trabalho. É possível também ao usuário selecionar a opção “Outro” e preenchê-la com a própria sugestão.
As demandas da comunidade serão unidas a uma série de levantamentos sobre os gastos na Universidade. “Está sendo feito um levantamento de quanto foi gasto em 2016 e quanto está sendo em 2017. Esses dados serão usados para estabelecer uma meta e vamos levar ao Consu”, afirma a integrante da comissão do plano e coordenadora de Sustentabilidade da UFJF, Rosana Colombara.
O Plano de Logística Sustentável atende às regras de Instrução Normativa, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, publicada em dezembro de 2012. O texto prevê as diretrizes gerais para a criação dos PLS em órgãos públicos do país.
O Plano também prevê o estímulo à coleta seletiva, que já é praticada na UFJF. A Associação Municipal dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf) e a Associação Lixo Certo (Alicer) estão habilitadas a receber o material da coleta seletiva no campus. “As duas entidades vão se alternar a cada seis meses no recebimento do material”, ressalta Rosana.
Além de Rosana, também fazem parte da comissão organizadora, a pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Marques, e os professores Júlio Teixeira, Eduardo Barrère e Rubens de Oliveira. O grupo é presidido pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Salomão Condé.
Outras informações: (32) 2102-6377 (Coordenação de Sustentabilidade-UFJF)