Além das questões relacionadas ao meio ambiente, Kaime mostra grande interesse pela atividade legislativa (Foto: Alexandre Dornelas)

O estudante do curso de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Kaime Silvestre Silva Oliveira foi um dos três selecionados da região sudeste para participar do Programa de Intercâmbio SAJ/SAL desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pela Casa Civil da Presidência da República, em Brasília. Os órgãos oferecerão curso, visitas técnicas e atividades práticas, com objetivo de aproximar a comunidade acadêmica do cotidiano do processo legislativo federal e democratizar as informações sobre o mesmo.

Kaime tomou conhecimento da oportunidade por meio de uma amiga, que enviou para ele o link para a página do Programa. A inscrição incluía carta de motivação, dissertação com o tema “Medidas Provisórias no Estado democrático de Direito” e currículo. O professor Renato Ferreira, de Direito Constitucional, foi responsável por orientá-lo sobre os livros essenciais para a dissertação, enquanto o professor Marcelo Castro, de Metodologia, o auxiliou na elaboração do texto. A lista dos selecionados foi divulgada há três semanas.

“Fiquei muito feliz com o resultado, ainda mais porque eram poucas vagas por região. Para mim, o Programa de Intercâmbio vai ser uma maneira de me aproximar com maior esmero do processo legislativo e acompanhar a elaboração de políticas públicas, que considero essenciais para a existência de uma sociedade justa e solidária.”

Interessado em ajudar a melhorar o espaço onde vive, Kaime participa, há três anos, da ONG de liderança Engajamundo, “voltada para empoderamento da juventude, que trabalha temas como mudanças climáticas, gênero e desenvolvimento sustentável”, explica.

Além das questões relacionadas ao meio ambiente, o estudante mostra grande interesse pela atividade legislativa. Já fez diversos cursos on-line nos portais eletrônicos da Câmara e do Senado e também integrou o Programa Estágio Participação, da Câmara dos Deputados, que considera um momento marcante de crescimento pessoal, pois pôde conviver de perto com deputados, técnicos, consultores e assessores legislativos, segundo ele, “pessoas responsáveis pela produção dos atos normativos que regem nossas vidas”.

A seleção estava voltada para estudantes de graduação e de pós-graduação dos cursos de Direito, Administração, Sociologia, Ciência Política, Economia, Relações Internacionais e Gestão de Políticas Públicas. Gastos com hospedagem e o transporte em Brasília ficam a cargo do programa, que será realizado entre os dias 24 de julho e 4 de agosto.

Outras  informações:

(32) 2102-3501 – Faculdade de Direito