a

Edgar Lazarinni, diretor de Projetos e Higor Tolomolli, presidente da Ace, empresa júnior da Faefid, comemoram os números do crescimento registrado no último semestre (Foto: Iago de Medeiros)

Além de provas e entrega de trabalhos, o encerramento do semestre na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é marcado pela reestruturação das empresas juniores (EJ). Entre junho e julho, 13 delas trocaram suas gestões, com a saída de alguns membros e a chegada de novos integrantes para a equipe.

As EJs  são formadas por alunos que prestam serviços para a comunidade, tendo a oportunidade de vivenciar o mercado de trabalho e a gestão de um empreendimento ainda durante a graduação.  As cerimônias de troca de gestão marcam a finalização de um ciclo e o início de um novo, sendo um momento especial para apresentar os resultados para os familiares e para a comunidade acadêmica.

“Quando entrei na Apsi eu ganhei uma empresa, que é movida por estudantes empreendedores que possuem um imenso amor pelo que fazem e uma ânsia em mudar o Brasil. Com a vivência e os desafios enfrentados eu sempre sentia que podia fazer mais pela empresa”, conta a aluna Anna Luísa Almeida sobre a motivação para o novo cargo de diretora presidente na empresa júnior da Faculdade de Psicologia da UFJF.

Geralmente, os novos integrantes da gestão já fazem parte da empresa, ocupando cargos de trainee ou nos departamentos. Eles passam por processo seletivo com diversas etapas como ocorre no mercado de trabalho. Na Ace, empresa júnior da Faculdade de Educação Física e Desportos, a seleção durou todo o semestre e os candidatos tiveram que enfrentar dinâmica em grupo, entrevista com a diretoria, construção de um projeto fictício, treinamento sobre os processos da EJ e, por fim, uma prova teórica.

“As pessoas que entram se desenvolvem muito não só profissionalmente como pessoalmente. Você aprende a tomar decisões imediatas, adquire responsabilidade, ganha muito conhecimento, vivência o empreendedorismo, além de ter contato mais profundo com a gestão esportiva, que só tem uma matéria na grade do curso”, conta o estudante Higor Tolomelli, da Ace. O sentimento é compartilhado pela nova presidente da Rumos, empresa júnior do curso de Turismo. Além da experiência adquirida, ela diz ter aprendido a ter mais empatia pelo próximo e a não ter medo de encarar desafios.

À frente da Colucci Consultoria Jurídica Júnior, Carolina Schiller pretende conseguir parcerias estratégicas durante sua administração. No entanto, mais do que a oportunidade de desenvolver um bom trabalho, a estudante vê no cargo “um chamado de amor pela empresa, de precisar estar onde as pessoas precisam que você esteja”.  Desde o primeiro período de faculdade na Colucci, ela antecipou na prática muitos dos ensinamentos do curso.  “Aprendi técnicas de gestão, recursos humanos, administrativo e financeiro, técnicas de negociação, comunicação, muito além do que meu curso desenvolve academicamente”.

Renovação e tradição

A Campe

A Campe comemora 25 anos de existência com o desafio de manter o bom faturamento do último ciclo (Foto: Caique Cahon)

Três empresas juniores realizarão suas cerimônias de troca de gestão nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 12, a CODE Computação inicia o novo ciclo com um número recorde de membros: 34 alunos. O evento será às 19h, no auditório 2 do prédio Itamar Franco na Faculdade de Engenharia. Para o novo presidente, Jefferson Pereira de Sá, crescimento da equipe é resultado da procura dos próprios alunos por uma instrução empreendedora, que é pouco explorada na graduação e “muitos alunos acabam investindo em negócio próprio”, avalia.

Na quinta-feira, dia 13, o aluno Vitor Almeida vai assumir a 33ª gestão da Acesso Comunicação Júnior. “Queria a oportunidade de poder ajudar outras pessoas a se desenvolverem, aprenderem o tanto que aprendi e de guiar essa equipe em torno de um propósito comum”. Quando entrou na faculdade, Vitor conta que não tinha certeza da profissão, foi a Acesso que o fez confirmar sua escolha.  A cerimônia acontece às 19h, no anfiteatro de Estudos Sociais.

A mais antiga empresa júnior da UFJF, a Campe Consultoria Júnior comemora 25 anos de existência e fará sua troca de gestão no dia 14 de julho,  às 19h, no anfiteatro da Faculdade de Economia.  A presidência vai ser assumida pela aluna Caroline Knopp, que iniciou sua trajetória na empresa em 2015. “Essa gestão o desafio é ainda maior, porque a Campe cresceu muito nesse último ciclo, tendo o maior faturamento de toda sua história, então temos que lutar muito para manter isso”, conta.  Ela ainda destaca que a melhoria no seu desenvolvimento acadêmico desde que entrou na Campe: “meu IRA aumentou muito, eu via as coisas na prática antes de ver na teoria na sala de aula, e isso me ajudou muito”.

A lista completa das empresas juniores da UFJF pode ser consultada aqui. Os serviços oferecidos possuem preço competitivo e grande qualidade. As atividades possuem orientação de professores.

Outras informações: