A professora da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid)  e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (Ngime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Eliana Lúcia Ferreira, foi eleita a representante da América Latina  e irá participar do conselho executivo da Sociedade Internacional de Educação e Desporto Comparativo (ISCPES). A escolha foi feita durante a 20ª Conferência Bianual da Sociedade Internacional de Educação e Desporto Comparativo, no dia 22 de junho, em Borovets, na Bulgária.

Eliana se tornou a primeira mulher brasileira eleita para integrar o conselho executivo da entidade, que possui representantes dos cinco continentes. A professora foi convidada para participar da ISCPES, por conta de seus estudos relacionados à área do desporto comparativo, que têm sido bastante significativos no campo de pesquisa, sendo reconhecidos em âmbito nacional e internacional.

A professora destaca que participar da ISCPES é um privilégio, pois permite uma discussão sobre as pesquisas do mundo inteiro “e nós, representando a América Latina, colocamos a nossa Universidade em uma posição de internacionalização, e é isso o que nós buscamos, conhecer os trabalhos dos demais e associarmos aos nossos.”

Essa não é a primeira conquista internacional da professora realizada neste ano. Em maio, Eliana recebeu o Prêmio Margaret Talbot, na Flórida, uma homenagem prestada para as mulheres que se destacam nas pesquisas relacionadas ao campo desportivo.

Sobre a ISCPES

A Sociedade Internacional de Educação e Educação Física Comparada é uma organização de pesquisa e educação fundada em 1978. Seu objetivo é apoiar, encorajar e prestar assistência aos que buscam iniciar e fortalecer programas de pesquisa e ensino em educação física comparada e esporte em todo o mundo.

A ISCPES distribui resultados e informações de pesquisa; apoia e coopera com organizações locais, nacionais e internacionais com objetivos semelhantes; e organiza reuniões que integram pessoas de todo o mundo, trabalhando em publicações comparativas de educação física e esporte.

A Sociedade define o estudo comparativo como investigação e comparação de duas ou mais unidades, como países, culturas, ideologias, regiões, estados, sistemas, instituições ou populações. Os fenômenos a serem comparados incluem todos os elementos da educação física e modelos esportivos, além de programas e práticas em um contexto macro ou micro.

A entidade também promove o exame de questões relacionadas ao estudo de regiões, nações e culturas, educação para o internacionalismo, esporte e desenvolvimento e educação física como direito humano.

Outras informações: (32) 2102-3283 – Núcleo de Pesquisa em Inclusão em Movimento e Ensino à Distância