(Foto: Twin Alvarenga)

Gestão que assume pretende manter nível de excelência do curso (Foto: Twin Alvarenga)

Os professores Maria Cristina Vasconcellos Furtado e Tadeu Coutinho tomam posse, nesta quarta-feira, 12, como diretora e vice-diretor, respectivamente, da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A solenidade será realizada às 10h, no anfiteatro da faculdade. O atual diretor, Angelo Atalla, deixa a direção em função de sua aposentadoria.

Segundo Maria Cristina, que ocupava a vice-diretoria, um dos objetivos de sua gestão será manter o nível de qualidade da Faculdade de Medicina. “Pretendemos fazer com que o curso mantenha sua excelência e pontuação satisfatória nos índices do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Ministério da Educação (MEC). A expansão dos cursos de pós-graduação também está nos nossos planos, assim como uma melhor estruturação do curso de Medicina Veterinária, que atua como um departamento da Faculdade de Medicina”, afirma.

Na avaliação de Atalla, que deixa o cargo, Maria Cristina tem capacidade para fazer esforços que a direção da Faculdade exige nos tempos atuais de transformação. “A Faculdade de Medicina está vivendo um momento de grandes desafios. Não só para se impor como um curso médico de excelência na Universidade Pública, como para a sua adequação aos novos currículos estabelecidos pelo MEC, incluindo a integração da faculdade com os ambientes de prática, que vão desde o Hospital Universitário até as unidades básicas de saúde”, avalia.

Atalla ainda cita a renovação do corpo docente, que, segundo ele, tem sido muito intensa nos últimos anos, a questão dos programas de pós-graduação e também a integração e o desenvolvimento do curso de Medicina em Governador Valadares. “Eu entendo que a Cristina tem expertise suficiente para enfrentar essas questões com serenidade e competência”, afirma.

A habilidade de liderança da professora também é destacada por Atalla. “Ela é uma liderança indiscutível na faculdade. A capacidade dela entre os professores, o respeito adquirido entre os técnico-administrativos (TAE’s) e os alunos fazem da Cristina a melhor pessoa para esse desafio. Eu tenho muita esperança nela como condutora do nosso destino.”

Maria Cristina espera continuar o trabalho construído com Angelo Atalla, focando na evolução do curso e suas instalações. “Desejamos, assim que possível, dar início às atividades do centro de convenções da Faculdade, um espaço ainda parado, que poderá receber diversos eventos”, diz.

A Faculdade de Medicina da UFJF foi criada na década de 1950 e se posiciona como o mais concorrido processo seletivo na instituição. Anualmente, são oferecidas 180 vagas para o curso, sendo 90 a cada semestre.

Outras informações:
(32) 2102-3841 / (32) 2102-3845 – Faculdade de Medicina