Marcone Oliveira, pesquisador da UFJF, desenvolve método de análise de petróleo e ganha destaque na Sociedade Americana de Química. (Foto: Caique Cahon)

Tempo é dinheiro, já dizia Benjamin Franklin. No caso de indústrias petrolíferas, que trabalham com um produto altamente complexo, a redução do esforço para caracterizar as propriedades físicas e químicas do petróleo é uma necessidade. Atentos a essa questão, pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolveram um método capaz de reduzir significativamente o tempo e o custo dessas análises. O trabalho foi destacado pela Sociedade Americana de Química (em inglês, ACS) como uma das pesquisas de excelência desenvolvidas por autores brasileiros na área de Química Analítica.

Marcone Oliveira, pesquisador da UFJF e orientador do projeto, explica que o método permite a realização de análises mediante preparo de amostra de petróleo que são transferidas diretamente para a leitura no equipamento. “Esse processo direto minimiza o tempo e o custo, pois a leitura de cada amostra no equipamento leva em média 2,5 minutos e não é necessária uma etapa de preparo de amostra, ou seja, o uso de reações ou reagentes específicos”, explica o professor. “Além disso, ele também maximiza o volume de informação útil, o que auxilia nos critérios de valoração do produto e na tomada de decisão de maneira eficaz e eficiente pela equipe técnica”.

Para o desenvolvimento do novo método, os pesquisadores utilizaram a quimiometria (estatística aplicada à química) associada à espectroscopia molecular (técnica que permite obter dados precisos da composição de uma amostra), possibilitando alternativas para a caracterização e avaliação de propriedades do petróleo como, por exemplo, Grau API, Índice de cetano, Índice de refração (a 20°C), Teor de Enxofre (%m/m), Ponto de fuligem (mm), Ponto de anilina (°C), Ponto de congelamento (°C), Ponto de entupimento (°C), Ponto de névoa (°C) e Ponto de fluidez (°C), e seus derivados, com elevada exatidão, confiabilidade e rapidez.

Realizado em parceria com o Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), Petrobrás, o trabalho destacado pela ACS é um recorte da tese de doutorado defendida por Julia Rocha, no Programa de Pós Graduação em Química da UFJF, sob orientação de Oliveira e co-orientação do professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Eustáquio Castro.

Destaque internacional

A iniciativa da ACS é parte das celebrações da colaboração entre a União Internacional de Química Pura e Aplicada (do inglês, Iupac) com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), que reúne nesta semana milhares de pesquisadores de todo o mundo em São Paulo, para o 46º Congresso Mundial da Iupac (Iupac-2017).

Nesse cenário, “o desenvolvimento do método desponta o Brasil como um dos países na vanguarda do conhecimento envolvendo o tópico em questão entre a comunidade científica especializada internacional”, afirma Marcone.