“A conjuntura latino-americana e o protagonismo dos movimentos sociais” será tema de palestra hoje, às 19h, na Sala de Demonstração da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  A atividade é gratuita e aberta ao público em geral. O palestrante convidado é o integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Joaquim Piñero, uma das lideranças do MST no Estado do Rio de Janeiro.

A palestra abrirá a etapa preparatória da V Turma da Especialização em Estudos Latino-Americanos. O curso é uma parceria da UFJF com a Escola Nacional Florestan Fernandes – centro de formação política dos militantes do MST -, e tem como objetivo educar e formar militantes nas questões econômicas, políticas, sociais e culturais da América Latina.

Segundo a diretora da Faculdade de Serviço Social da UFJF e coordenadora da Especialização, Cristina Simões Bezerra, o curso já formou mais de 200 pessoas  desde a sua criação no ano de 2003.

“A realidade latino-americana vem se mostrando como um grande desafio para os movimentos sociais na luta por direitos. É importante problematizar a realidade econômica, política, social e cultural dos países latino-americanos, visando a elevar o nível de conhecimento, bem como a escolarização de dirigentes populares que já possuem um curso superior e que atuam nos diferentes movimentos populares e sociais.”

A 5ª Turma da Especialização em Estudos Latino-Americanos conta com 39 inscritos. Os alunos do curso são indicados à Escola Florestan Fernandes pelos movimentos sociais e, em seguida, selecionados pelos docentes do curso. As aulas são presenciais e concentradas nos meses de janeiro, julho e dezembro, de modo que alunos de todo o país tenham oportunidade de participar.

Outras informações: (32) 2102-3560 (Faculdade de Serviço Social)