Para adequar as unidades acadêmicas às normas técnicas estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros, a Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão da UFJF (Proinfra), por meio de contrato com a Serralheria Vasconcelos Ltda., selecionada por licitação na modalidade Sistema de Registro de Preços, iniciou uma série de reformas em dois institutos: o de Ciências Biológicas (ICB) e o de Ciências Exatas (ICE).

“Fizemos esse contrato com uma serralheria para instalar portões e grades de ferro, além de guarda-corpos, aparato utilizado em escadas para evitar acidentes”, explica Pablo Siqueira Furtado, engenheiro eletricista da Proinfra.

Essas reformas no ICB já estão prontas, enquanto as do ICE encontram-se em sua fase final. O Instituto de Ciências Humanas (ICH) não precisou de adaptações, pois suas instalações já haviam sido planejadas em consonância com os atuais padrões normativos.

Foram executados serviços no ICB e ICE (adequação dos guarda-corpos à NBR 9077-ABNT e à Instrução Técnica nº 8 do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais), bem como no Laboratório de Zoologia e na Faculdade de Letras (instalações de, grades nas janelas e portões). Até o momento, foram investidos R$ 128.544,11.

O contrato com a serralheria abrange serviços em várias unidades da UFJF. Terminados os guarda-corpos do ICB e ICE, serão instaladas grades e telas para janelas e portões no IAD, no ICB, na Faculdade de Enfermagem e em outras unidades, de acordo com a demanda.

Muro de contenção preserva canteiro de obras no HU

A obra de maior porte foi realizada no Hospital Universitário (HU). Para evitar o deslizamento de um talude, que soterrava parte de um canteiro de obras, foi erguido um muro de arrimo (ou muro de contenção) com área de 360m². “O objetivo era preservar e estabilizar o terreno. Colocamos também um alambrado para proteção em volta do muro”, informa Rharã de Almeida Cardoso, engenheiro civil da Proinfra.

A empresa Ribeiro Alvim Engenharia LTDA ficou responsável pela execução da obra, que envolveu, além da construção do muro, a implantação de um alambrado e de escadas hidráulicas. Os serviços demandaram um investimento de R$ 352,316,81 e foram concretizados em 180 dias (entre 3 de novembro de 2016 e 2 de maio de 2017).

Outra licitação foi aberta para erguer um muro de arrimo atrás da Faculdade de Medicina, entre a subestação e a faculdade, com o mesmo objetivo do anterior: estabilizar a encosta.

Outras informações: (32) 2102-3712 – Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão