Analisar a presença do desenho como disciplina no ensino primário e na formação de professores, no final do século XIX e no início do século XX, em Minas Gerais. Esse foi o objetivo da pesquisa da mestranda Andréia Magalhães Dias Almeida. A dissertação “O desenho na Reforma João Pinheiro de 1906” foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Federal de Juiz de Fora, no dia 7 de junho.

O período trabalhado compreende a Reforma João Pinheiro (1906), que instituiu o modelo dos grupos escolares em Minas Gerais. Segundo a professora orientadora, Maria Cristina Araújo de Oliveira, essa fase corresponde ao modelo ideal de educação do século XX. “As turmas eram organizadas por idade, reunidas em uma sala, com um professor responsável, as salas equipadas com materiais e móveis adequados ao ensino das crianças.”

Para desenvolver a pesquisa a mestranda analisou a legislação educacional do período em questão. Segundo Andréia, essa documentação encontra-se disponibilizada em arquivos digitais do Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina. “Após a análise, encontramos nas normativas oficiais mineiras que caracterizam a Reforma João Pinheiro, nos dois níveis de formação: primário e normal. A descrição de um ensino de desenho que deveria ser desenvolvido utilizando-se objetos concretos, um ensino prático-utilitário, de preparação para a vida cotidiana, não sendo encontrados elementos que pudessem caracterizar uma função propedêutica”, conta a pesquisadora.

Para a acadêmica, a contribuição do estudo para a sociedade é mostrar a importância do desenho como disciplina no final do século XIX e início do século XX. “Ao discutir os argumentos que sustentavam a posição do saber desenho, podemos melhor entender o papel de uma disciplina escolar no contexto social.”

A professora  Maria Cristina Araújo de Oliveira destaca, ainda, que “a presente pesquisa contribui na perspectiva de compreender o processo que leva à uma mudança radical em termos do estatuto de importância de um saber na formação dos estudantes. No final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, o desenho ocupou papel de destaque na escolarização em nível primário e secundário.”

Contatos:
Andréia Magalhaes Dias Almeida (mestranda)
andreiamdalmeida@yahoo.com.br

Maria Cristina Araújo de Oliveira (orientadora – UFJF)
mcrisoliveira6@gmail.com

Banca examinadora:
Profª. Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira (UFJF)
Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro (UFJF)
Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP)

Outras Informações: (32) 2102 – 3342 – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática