“Democracia, políticas públicas e práticas educativas” é o tema central do IX Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (Epea) que acontecerá em agosto na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A nona edição está sendo organizada pela Faculdade de Educação (Faced) e acontecerá entre os dias 13 e 16.

Neste ano, o foco do encontro é abordar a relação entre democracia, políticas públicas e práticas educativas e como a produção acadêmica na área de educação ambiental vem sendo impactada pelo cenário atual. “A perspectiva é pensar como andam as pesquisas na área. É pensar quais são hoje as implicações das diversas violações a direitos, as desregulações ambientais, as afrontas à legislação ambiental e como esse cenário vem impactando a produção de pesquisa em educação ambiental”, ressalta a professora e uma das organizadoras do evento,  Angélica Cosenza.

Cento e vinte e sete trabalhos serão apresentados no evento, que contará com mesas-redondas, grupos de discussão de pesquisa (GDPs), conferências e sessões de apresentação de trabalhos. “As mesas-redondas serão compostas por pesquisadores de abrangência nacional, mas também de fora do país. Temos pesquisadores do Equador, da Colômbia, do México. E tem os GDPs com as apresentações de trabalho, que se articulam por meio de temas que representam bem o campo.”

As atividades são indicadas para alunos, professores da área e gestores ambientais, mas todo o público está convidado a participar. Segundo  Angélica, essa é uma boa oportunidade de conhecer melhor a temática. “É importante participar para quebrarmos o estereótipo de que estamos falando somente da preservação. Falamos disso e das relações entre direitos humanos e natureza. É uma oportunidade de compreender melhor o campo da educação ambiental e, com isso, muitos gestores ambientais, professores, poderão ter subsídios para praticar melhor o assunto dentro das escolas..

As inscrições para o IX Encontro Pesquisa em Educação Ambiental seguem abertas até o dia do evento, sendo que poderão ser realizadas com desconto até o dia 2 de agosto.

Confira a programação completa do IX Encontro Pesquisa em Educação Ambiental.

Outras informações: (32) 2102-3650 (Faculdade de Educação)

nonoepea@gmail.com