doutorado psicologia

Leonardo Martins defendeu a tese de doutorado no Instituto de Ciências Humanas, no dia 2 de junho (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O desenvolvimento e avaliação de um programa on-line destinado a ajudar pessoas que querem beber menos compuseram a tese de doutorado do acadêmico Leonardo Fernandes Martins. O objetivo do estudo foi criar uma intervenção por internet de uma única sessão que pudesse ser disponibilizada tanto para usuários, quanto para desenvolvedores de websites. Essa é a primeira intervenção de código aberto produzida na área e a primeira por internet de uma única sessão produzida inteiramente no Brasil. A pesquisa, intitulada “Desenvolvimento e Avaliação de uma Intervenção Assistida por Computador para Redução do Consumo de Álcool”, foi apresentada no Programa de Pós-graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  

A etapa inicial do desenvolvimento do programa consistiu na revisão da literatura científica da área. “Queríamos que esta intervenção estivesse amparada em teorias bem fundamentadas da psicologia e em técnicas que tinham sua efetividade demonstrada em estudos científicos”, pontua o doutorando Martins. O trajeto também contou com reunião de grupos focais com usuários potenciais e avaliação de especialistas da área. Uma vez identificados quais seriam os métodos e técnicas mais adequados, usuários potenciais foram convidados a indicarem seus componentes de interesse para um site com esse tema.

O modelo adotado foi a primeira intervenção deste tipo a possuir código aberto, o que, de acordo com Martins,  significa que outros pesquisadores e desenvolvedores podem acessar o código da intervenção e modificá-la ou replicá-la. Ao acessar o site, o usuário passa por uma avaliação inicial sobre seu padrão de consumo. A partir daí, a pessoa é convidada a realizar seu plano de tratamento. A intervenção é adaptada a cada sujeito de acordo com o resultado da avaliação. Em seguida, o acompanhamento passa a ser feito por e-mail.

Segundo o doutorando, o trabalho foi motivado especialmente pela percepção de uma desproporção entre demanda e oferta de ajuda. “A motivação principal para o desenvolvimento desta pesquisa se deu por identificarmos uma lacuna entre a proporção da população brasileira que faz consumo de risco de álcool e a disponibilidade de serviços de prevenção orientados a evitar as consequências negativas do consumo.” Ele lembra, ainda, que, “criar um serviço gratuito e on-line poderia contribuir para oferecer acesso a informações de qualidade para ajudar esta população.”

Leonardo Martins ressalta que os dados da pesquisa apontam que 30 mil pessoas acessaram o site da intervenção, 14 mil fizeram avaliação e receberam retorno sobre os prejuízos associados ao consumo de álcool. Atrelado a isso, 700 pessoas se interessaram  pelo programa e acessaram alguma de suas ferramentas, sendo que 100 pessoas chegaram a formalizar a construção de um plano para reduzir o consumo. 

O professor orientador da tese, Telmo Mota Ronzani, destaca como essa tecnologia  “pode ser livremente utilizada para outras condições de saúde e vem demonstrar novas possibilidades de intervenção junto a um tema de extrema relevância em todo o mundo.” Ronzani aponta também o retorno que a pesquisa traz a população. “Até então, de um modo geral, as informações sobre álcool eram de qualidade questionável e até mesmo encontramos informações perigosas para a população. Essa pesquisa proporciona uma intervenção, que chega a um grande número de pessoas, de forma gratuita e disponível 24 horas por dia e sete dias na semana baseada em evidências científicas.”

Contatos:
Leonardo Fernandes Martins (Doutorando)
leomartinsjf@gmail.com

Telmo Mota  Ronzani (Orientador)
telmo.ronzani@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Telmo Mota Ronzani (UFJF)
Prof ª. Dr.ª  Laisa Marcorela Andreoli Sartes (UFJF)
Prof. Dr. Fernando Antonio Colugnati (UFJF)
Prof. Dr. Rodrigo Teixeira Lopes (UCP)
Prof.ª Dr.ª Dra. Eroy Aparecida da Silva (UNIFESP)

Outras Informações: (32) 2102 – 3103 – Programa de Pós-graduação em Psicologia