Com o objetivo de promover aos alunos a experiência de internacionalização em casa e a divulgação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no exterior junto às universidades parceiras, tem início, nesta segunda-feira, dia 3, o Global July, evento  coordenado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFJF. Mais de 700 alunos estão inscritos e iniciam suas atividades em programações destinadas a estudantes da UFJF (graduação e pós-graduação) e alunos de universidades estrangeiras parceiras, em cursos de curta duração.

O programa oferece, no total , 27 cursos nos idiomas português, inglês, francês e espanhol e estão divididos nas áreas de Administração, Economia, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Letras, Direito, Matemática, Filosofia e Ciências Biológicas, que serão ministrados por professores da UFJF e convidados estrangeiros (Líbano e Estados Unidos). A carga horária dos módulos varia entre quatro e 60 horas.

A expectativa da diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, é de que o programa se consolide no calendário, motivando mais professores a oferecerem cursos em outros idiomas, fomentando a internacionalização da UFJF. “O número de alunos estrangeiros inscritos no Global July, corresponde a 50% do número de estrangeiros que a Instituição recebe como intercambistas em um ano. Esta procura, de uma forma geral, superou nossas expectativas, pois, diante dos mais de 700 inscritos em nossa primeira experiência de um mês inteiro de cursos de língua estrangeira, inevitavelmente as portas da UFJF estarão abertas para o desenvolvimento da prática de idiomas, aumentando, assim, a abertura de vagas de intercâmbio para alunos da UFJF em universidades no exterior”. A diretora da DRI comemora os dados, já que o programa é piloto e, pela adesão, veio para ficar.

Os cursos serão ministrados durante todo este mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro de Ciências (anfiteatros e laboratórios). O reitor da UFJF, Marcus David, fará a abertura oficial do evento. As atividades ocorrem até o dia 28 de julho.

Outras informações: (32) 2102-6929 – Diretoria de Relações Internacionais