A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), em parceria com a coordenação do Projeto de Universalização de Língua Estrangeira (PU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abrem as inscrições para vagas na abordagem instrumental para aprendizagem das línguas inglesa, francesa, espanhola, italiana e latim aos servidores da Instituição, de acordo com edital. O processo será realizado entre os dias 1º e 4 de agosto, no horário de 9h às 12h, na sala 2024 da Faculdade de Letras (Fale).

Há vagas disponíveis em todos os turnos (manhã, tarde e noite) e os horários podem ser conferidos no Anexo 3 do Edital. Para realizar as inscrições, os servidores interessados deverão comparecer à secretaria do Projeto com o Anexo 1 do Edital devidamente preenchido. Além disso, caso não esteja atualizado no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), será necessário apresentar a cópia do comprovante de conclusão do ensino médio.

De acordo com a coordenadora do PU, desde o início do Projeto, em 2000, as vagas oferecidas aos servidores da Universidade têm sempre sido preenchidas, justamente pela perspectiva de se aprender outros idiomas e culturas. “Eu acredito que esta é uma oportunidade de aumentar a cultura pessoal do servidor, ampliar os horizontes, além da oportunidade de aprendizado gratuito e dentro da UFJF, que é o próprio local de trabalho”.

Sobre as vagas

Em relação à abordagem instrumental das línguas Espanhola, Francesa, Italiana e Inglesa a carga horária é de 60 horas e serão oferecidos os módulos I, II e III, consecutivamente. Para que o servidor possa cursar os módulos seguintes será necessário que ele tenha sido aprovado nos períodos anteriores.

Para o estudo instrumental do Latim, a carga horária também será de 60 horas, mas neste caso serão oferecidos apenas os módulos I e II. Assim como os demais idiomas, o servidor só poderá avançar para o módulo seguinte se tiver passado pelo antecedente.

Aos servidores que pretendem participar das disciplinas durante seu horário de trabalho, será necessária a anuência da chefia para a realização do curso. Este documento se encontra no Anexo 2.

Outras informações: (32) 2102-3883 – Secretaria da Coordenação do Projeto de Universalização da oferta de Línguas Estrangeiras