A mesa-redonda aconteceu no anfiteatro das pró-reitorias (Foto: Fayne Ferrari)

Com o objetivo de fomentar a discussão sobre produção, publicação e circulação da literatura afro-brasileira e seus desafios, aconteceu, na última quarta-feira, dia 29, no anfiteatro das Pró-reitorias da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a mesa-redonda “Literatura afro-brasileira: tecidos femininos, políticos e estéticos”. O evento contou com a presença da professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), Fernanda Felisberto e da escritora e atriz Cristiane Sobral.

Fernanda Felisberto ressaltou a importância de problematizar a participação da literatura feminina negra nos cadernos e eventos literários. “Se produz, se publica, mas circula onde? É importante pensarmos esse movimento da literatura para esses textos de autoria feminina negra. Ele primeiro acontece em um movimento social organizado para depois ser legitimado dentro da academia. O que é importante a gente registrar nesse conjunto de textos é uma intencionalidade de rasurar esse cânone imposto para nós.”

A professora ainda abordou o processo de ressignificação da mulher negra no ambiente literário. “O que eu acho de diferencial e que a literatura negro-feminina traz para esse contexto atual é essa mudança brusca do lugar de objeto para protagonista. Por muito tempo essas mulheres foram objeto de análise, de pesquisa e de intriga, mas hoje elas estão no lugar de produtora de conhecimento.”

Cristiane Sobral contou um pouco de sua infância e como a leitura foi importante em sua vida na luta contra a “realidade segregadora”. “Eu não gosto de ser destacada como exceção, porque isso só denuncia o nosso racismo. Quando digo que fui a primeira mulher negra a concluir a graduação em Interpretação Teatral na Universidade de Brasília eu fico triste, porque quando me formei eu fazia parte do 0,1% de alunos negros que estava na academia. Hoje, com os programas de ações afirmativas conseguimos ultrapassar os 11%”, avalia.

Fernanda Felisberto é doutora em Literatura Comparada, mestre em Estudos Africanos e graduada em Letras, pesquisando, especialmente, as relações raciais e a educação. Pesquisa também as narrativas de mulheres negras, presentes nas literaturas africana, afro-brasileira, afro-americana e afro-latina. É também professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ)

Cristiane Sobral é escritora, atriz e graduada em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Artes pela mesma instituição, com pesquisa sobre as estéticas nos teatros negros brasileiros. Estreou na literatura em 2000, publicando textos nos Cadernos Negros, série dedicada à produção literária de autores afro-brasileiros. Foi crítica teatral da revista Tablado, de Brasília, e integra o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal.